NOTÍCIA

Suposto UFO gera tumulto e confusão em Jogos Olímpicos na Argentina

Por Mel Polidori | 09 de Outubro de 2018

Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2018 na Argentina
Créditos: AGN/COG

Suposto UFO gera tumulto e confusão em Jogos Olímpicos na Argentina

As redes sociais e alguns sites de interesse ufológico postaram ontem, 8 de outubro, um suposto UFO avistado na Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2018, em Buenos Aires, na Argentina. Um site alegou que, apesar da imagem instável do vídeo, é claramente visível o UFO e, se não fosse pelo vídeo, seria confirmado por uma multidão de pessoas que o presenciaram. Sugere um dos sites de pesquisa UFO que “milhares de pessoas testemunharam um UFO acima do Obelisco da cidade, o monumento histórico nacional e ícone de Buenos Aires”.

Veja o vídeo:

A consequência de se alegar um UFO nestas circunstâncias é a certeza de que “fake news” fazem mais sucesso que a busca pela verdade. Porém, a Revista UFO não compactua com o sensacionalismo e tem o compromisso com a pesquisa ufológica séria, trazendo sempre a análise técnica e especialista de sua equipe de ufólogos estudiosos.

De acordo com o coordenador da Equipe de análise de imagens da Revista UFO Toni Inajar Kurowski, a imagem sugere um balão com algo pendurado. Mas, pela baixíssima qualidade técnica do vídeo, este não se presta a nenhuma análise séria.

Para Andrea Simondini, dirigente do Centro de Estúdios del Fenómeno OVNI da República Argentina (Cefora) e correspondente internacional da Revista UFO, o caso UFO está desvelado. Ela explica que, apesar do objeto voador no vídeo ser facilmente confundido com um dos intergrantes do show de paraquedismo da IV Brigada de Paraquedistas de Córdoba, que ilustrou a abertura do evento, o UFO alegado trata-se na verdade de um balão promocional (globo de publicidade) sustentando um aparelho de foto e vídeo que foi montado no próprio palco do evento.

Conforme divulgou o Jornal Clarín, “Matías Martin e o Grupo Fuerza Bruta foram os responsáveis pela cerimônia de abertura com uma grande encenação que incluiu um balão montado no palco representando o mundo inteiro”. Eis o balão sendo montado no palco de abertura:

(Crédito: Captura de tela Youtube/Olympic Channel)

Simondini também alerta para o fato de ter sido proibido o uso de drones nos arredores por motivo de segurança da multidão. Foi ativado  um escudo antidrones no perímetro e dado um alerta sobre o perigo de fazê-los voar, apesar do impedimento. O Comando unificado de segurança dos jogos solicitou que a mídia e os torcedores não usassem seus drones para capturarem imagens, pois seriam desativados no ar e cairiam, podendo lastimar a multidão espectadora.

Houve tumulto no evento por posições políticas, protestos no palco e fora dele, além de uma grande manifestação dos fotógrafos que se sentiram prejudicados em sua missão pelas medidas de segurança adotadas. Não foi a primeira vez que a Argentina implementou um escudo antidrones . No final do ano de 2017, quando Donald Trump visitava o país para participar da Cúpula do G20, havia também aparelhos inibidores no céu de Buenos Aires.

Independente do balão aparelhado com câmera ter burlado o sistema antidrones e feito imagens aéreas do evento, UFOs não participaram, tirando fotos, da abertura dos jogos olímpicos juvenis na Argentina.

Fontes: Clarín, TN, Olympic Channel e Yotube

 

Andrea Perez Simondini é estudiosa do Fenômeno UFO há décadas e investigadora de campo com centenas de casos analisados. Seu interesse pelo assunto começou quando ainda era criança, por incentivo de sua mãe, a pioneira ufóloga argentina Silvia Simondini. Juntas criaram e mantêm até hoje o Museu OVNI, em Victoria, estado de Entre Rios. Andrea foi fundadora e é a atual dirigente do Centro de Estúdios del Fenómeno OVNI da República Argentina (Cefora), que pede ao governo do país a liberação de seus segredos e oferece sua colaboração como assessoria civil. É correspondente internacional da Revista UFO.

 

Veja mais:

SpaceX dá espetáculo no céu da Califórnia e emociona entusiastas

Artefato semelhante a um UFO destruído aparece na beira de uma praia 

A Academia To The Stars revela ter sete pedaços de UFOs acidentados

A Terra está pronta para o Contato Alienígena?

Agência Espacial Europeia escolhe a Airbus para construir base na Lua

Avistamento de Ney Matogrosso esclarecido pelos analistas da UFO

Compartilhe essa notícia:

Saiba mais sobre este assunto na edição 261 da revista

Comentários