DESTAQUE

Irã anuncia disco voador através de agência estatal

Por
22 de Março de 2011
Imagem vinculada à nota principal da Farsnews. Provavelmente, tratou-se meramente de uma ilustração, artificial
Créditos: Farsnews

Chamado de Zohal [Saturno], um literal UFO teria sido revelado numa cerimônia presenciada pelo líder supremo da Revolução Islâmica, Ayatollah Seyed Ali Khamenei. Segundo a notícia, foi projetado e desenvolvido em conjunto pela Farnas Aerospace Company da aviação iraniana e Indústrias Space Association, podendo ser usado para várias missões, principalmente na geração de imagens aéreas.

A máquina voadora estaria equipada com um sistema de piloto automático, GPS e dois sistemas de imagens separadas com qualidade HD de 10 megapixels e seria capaz de captar e enviar cenas simultaneamente. Zohal utilizaria uma navegação móvel, portátil e um centro de monitoramento de transmissão de dados e imagens e poderia voar tanto em espaços interiores e exteriores.

No entanto, conforme imagem divulgada por uma agência de estudantes [ISNA], de um quadricópetro, disponível no mercado, não parece haver nada de \'disco voador\' no Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). Estes tipos de aeronaves remotamente controladas são comuns atualmente em diversos países, inclusive no Brasil, para controle e monitoração do espaço aéreo, espionagem, combate ao narcotráfico, detecção de queimadas etc.

crédito: ISNA
Imagem do Zohal divulgada por outra fonte
Imagem do Zohal divulgada por outra fonte


Assista a um dos exemplos:


Resta-nos aguardar pela confirmação sobre qual tipo de VANT se trataria de fato. O Irã é conhecido da Ufologia, devido aos vários casos e incidentes relevantes envolvendo o fenômeno. Leia o artigo UFOs no Irã: O país é recordista em avistamentos, que podem estar relacionados à política nuclear dos aiatolás.

Já está no ar a Edição 175 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2011

Resgatando casos clássicos da Ufologia Brasileira