DESTAQUE

Intenções alienígenas e explicação humana

Por
25 de Fevereiro de 2005
Alguns ufólogos sugerem que os alienígenas têm nos visitado desde a primeira explosão da bomba atômica
Créditos: Arquivo

Há muitos anos não apenas ufólogos mas cientistas, desmistificadores e pesquisadores parecem ter uma percepção da psicologia dos UFOs. E, ao ouvi-los falar, se pode pensar até que eles têm tido encontros íntimos com os nossos visitantes e/ou têm estudado as suas sociedades há muito tempo — isto se, de fato, eles têm alguma sociedade.

Muitos sugerem os motivos dos alienígenas e dizem até mesmo porque certas coisas acontecem ou não. Por exemplo: no que se refere a Roswell, muitos têm afirmado que a queda de uma nave alienígena não é possível porque os ETs estariam muito avançados nas suas respectivas tecnologias para que isso acontecesse. Ainda, outros dizem que os UFOs são tão falhos como nós, os humanos, independente do nível de superioridade deles sobre nós. Os cientistas por sua vez dizem que eles não podem estar aqui porque, é claro nós não podemos chegar até lá.

Os céticos geralmente ecoam estes sentimentos ao dizerem que, se os UFOs fossem de fato naves espaciais, então eles teriam obviamente feito contato com os governos da Terra. Os conspiracionistas teorizam que eles já fizeram este contato, e trabalham em conjunto com uma facção macabra dos poderes vigentes. Teólogos, que parecem conhecer o que o “supremo ET” está pensando, dizem que nós estamos sozinhos. Alguns dos muitos estimados ufólogos sugerem que os alienígenas têm nos visitado desde a primeira explosão da bomba atômica. Tal qual no seriado Jornada nas Estrelas a federação dos planetas estaria preocupada com uma coisa semelhante a crianças brincando com uma arma. Dentre estes vários dogmas está uma tese comum: eles são baseados na lógica humana. Portanto, os fundamentos nos quais eles — os dogmas — estão baseados não existem! Estou dizendo que tentar entender intenções ou ideologias alienígenas com explicações humanas, nas palavras de um dos meus ETs favoritos — ainda do Jornada nas Estrelas —, “NÃO é lógico”.

Retirando as abduções, não há dados suficientes para inferir nenhuma ideologia alienígena de qualquer tipo, e qualquer sugestão contrária não faz nenhum sentido. Para poder postular um teorema sobre formas de vida extraterrestre são necessários, no mínimo, algumas informações básicas. Por exemplo: Eles são baseados no carbono? Precisam de alimento? São sociáveis? Possuem emoções? Entre outras tantas perguntas.

Sem mais dados fica somente a especulação e essa especulação é inútil, a não ser que os ETs sejam análogos à nossa espécie humana. Obviamente, isso também não podemos afirmar, dada a falta de novas informações. Por fim, de maneira a tornar válidas as diversas licenças tomadas por tantos deveria-se utilizar sempre este prefácio: "Se os UFOs forem semelhantes às espécies humanas, então eu creio que... ", desde que é atualmente impossível identificar as intenções alienígenas a partir de explicações humanas.