DESTAQUE

Importante caso acontecido na Espanha completa 40 anos

Por
23 de Novembro de 2017
Foto de dois UFOs próximos ao Monte Pusilibro na Espanha em 1977
Créditos: Arquivo

Em Huesca, Espanha, o ano de 1977 foi movimentado, principalmente entre os meses de setembro, outubro e novembro daquele ano. Uma série de avistamentos de luzes estranhas ganhou destaque na imprensa, chamando atenção de pesquisadores como Juan José Benitez, e o caso teve maior repercussão ao ser publicado no jornal Nueva España, atualmente Diario del Alto Aragón. Fotos obtidas à noite foram igualmente publicadas, e nelas não foi encontrado qualquer sinal de fraude. As observações aconteciam na maior parte das vezes nas encostas do Monte Pusilibro, de 1.597 m de altitude, e de um pequeno grupo de testemunhas logo as ocorrências passaram a ser aguardadas por multidões que se reuniam próximo às montanhas, na tentativa de observar alguma coisa.

O jornalista Luis García Nuñez teve grande participação na divulgação nas notícias, sendo o responsável pelas principais matérias publicadas no mencionado periódico. Chamadas telefônicas descrevendo as estranhas luzes passaram a ser frequentes na redação do jornal a partir de setembro de 1977, e o editor o incumbiu de investigar o caso. As descrições falavam de um objeto grande e vermelho nas encostas do Pusilibro, e noite após noite o jornalista dirigia até aquela região, acompanhando outras pessoas em vigília aguardando o que iria acontecer. Os telefonemas não paravam, relatando vários avistamentos na região de Huesca, embora muitos dos comunicados fossem fraudulentos. A publicação das fotos em 10 de novembro de 1977 mudou tudo, comprovando que o fenômeno era real.

As imagens foram obtidas por um fotógrafo amador a partir do décimo andar do prédio onde morava. A sequência de três imagens mostra uma pequena luz branca se aproximando de uma maior vermelha, e finalmente os dois objetos se fundem, quando a luminosidade vermelha é substituída por uma branca. A partir de então centenas de pessoas passaram a acampar na região, na esperança de também observar as luzes misteriosas, estimulando até mesmo o comércio local. O jornalista, escritor e pesquisador Juan José Benitez se aproximou de García Nuñez e eles mantiveram contato desde então, participando de vigílias nos Pirineus e divulgando o caso. Benitez levou os negativos para análises com especialistas, que atestaram não existir qualquer sinal de fraude nas imagens. Mistificadores apareceram, alegando trazer uma mensagem do suposto planeta Ummo, descrevendo o lento processo de aproximação dos alienígenas e como o Evento de Pusilibro fazia parte dos planos. Mas, como Luis García Nuñez atesta, o caso foi sem dúvida autêntico, chamando atenção para a casuística ufológica na Espanha, e nunca mais aconteceu qualquer avistamento nos Pirineus que causasse a mesma comoção.

crédito: Arquivo
O caso teve enorme destaque na imprensa da época
O caso teve enorme destaque na imprensa da época

J. J. Benítez: Entrevista com J. J. Benítez descredibiliza contatos da Missão Rama

Ministério da Defesa da Espanha libera arquivos sobre UFOs

Ministério da Defesa da Espanha publica relatórios ufológicos

Documento da CIA descreve importante avistamento ocorrido em Barcelona

Aterrissagem ocorreu na Espanha em 1981

Avião espanhol precisou fazer pouso de emergência devido a um UFO

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia dos UFOs

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia dos UFOs
Guia da Tipologia dos UFOs

Há milênios somos visitados por incontáveis raças extraterrestres, que usam para o seu deslocamento até a Terra dos mais variados tipos de veículos espaciais. Os registros do acompanhamento que fazem estas espécies cósmicas são abundantes e têm milhares de anos. São igualmente inúmeras as formas e características dos veículos que tais visitantes usam para fazer sua cuidadosa prospecção de nosso mundo, de nossos recursos e de nossa população. Guia da Tipologia dos UFOs mostra com riqueza de detalhes como são numerosos os tipos de objetos voadores que vêm até aqui, talvez tanto quanto seus planetas de origem.

DVD: A Revelação do Fenômeno UFO

Já está no ar a Edição 251 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2017

Brasil: O primeiro do mundo

UPDATED CACHE