DESTAQUE

Hubble, 30 anos do telescópio que mudou nossa visão sobre o universo

Por
24 de Abril de 2020
Nebulosa do Véu
Créditos: NASA

Os anos 90 foram icônicos por muitas razões, e uma delas é o fato de que foi a década em que nós, humanos comuns, começamos a entender a beleza e grandiosidade do universo, por meio das espetaculares imagens produzidas pelo telescópio Hubble, que hoje, 24 de abril, completa 30 anos.

 Esta sexta-feira marca o aniversário de 30 anos do lançamento do telescópio Hubble, que está situado na órbita baixa de nosso planeta, a aproximadamente 600 km da Terra.

O equipamento que revolucionou a astronomia, foi lançado com o propósito de explorar continuamente as profundezas do universo, desde galáxias vizinhas até fenômenos cósmicos a bilhões de anos-luz.

O Hubble foi essencial, por exemplo, para confirmar a hipótese da ciência sobre a existência de buracos negros no coração de galáxias. O telescópio também contribuiu para os cientistas observarem supernovas distantes e encontrarem evidências de que o universo pode estar se expandindo em aceleração.

 

Nossos olhos no universo

 
Galáxia Pismis 24. Crédito: NASA

Desenvolvido a partir de uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), o equipamento foi projetado durante as décadas de 70 e 80.

O uso científico do telescópio, no entanto, é responsabilidade do Space Telescope Science Institute (STSI), localizado na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos. A organização está ligada a um grupo de 33 universidades norte-americanas que formam a Associação de Universidades Para Pesquisas em Astronomia (AURA).

Fonte: Olhar Digital

Em comemoração à data, a ESA divulgou um vídeo, em seu Twitter, resumindo as três décadas de história fascinante do Hubble. Confira abaixo: 

Já está no ar a Edição 273 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2019

Portais Dimensionais