DESTAQUE

Hasta la vista, baby: cientistas querem fazer um robô a partir de metal liquido recém criado

Por
07 de Março de 2020
Metal liquido que flutua na água. Concepção artística
Créditos: New Science

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Tsinghua, na China, criou um material metálico líquido que é tão leve que pode flutuar na água. E adivinhe de onde veio a inspiração.

 

Teóricos da conspiração e adoradores do fim do mundo estão sempre buscando argumentos cinematográficos para apoiar suas teses.

Um dos mais citados é a Skynet, a empresa de tecnologia responsável pelo apocalipse, na série de filmes Exterminador do Futuro [1984], muitas vezes comparada à SpaceX de Elon Musk. E agora a ciência colocou mais um argumento à disposição.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Tsinghua, na China, criou um material metálico líquido que é tão leve que pode flutuar na água. E adivinhe de onde veio a inspiração!

 Terminator


Cena do filme Exterminador do Futuro II
Crédito: TriStar Pictures

Os pesquisadores esperam que o material, que é extremamente leve, possa ser usado para construir exoesqueletos leves e robôs no estilo Exterminador do Futuro II [1991], que mudam de forma, informa a revista New Scientist.

Para alcançarem a façanha de produzir esse tipo de metal, os pesquisadores criaram uma mistura dos metais macios gálio e índio, com um ponto de fusão de apenas 15,7 °C. Para fazê-lo flutuar, a equipe misturou, suavemente, esferas microscópicas de vidro cheias de ar, no líquido.

 O material é resistente o suficiente para ser reutilizado "oito vezes sem perda evidente de função", e se dobrá-lo como um origami ou moldá-lo em qualquer forma que se queira.

Os pesquisadores esperam que seu material futurista possa ser usado "para fazer diversos robôs  avançados e dispositivos subaquáticos em um futuro próximo", diz o artigo.

Fontes: New Scientist , Futurism

Assista um video sobre metais liquidos e robos:

Já está no ar a Edição 267 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2019

Um metal extraterrestre