DESTAQUE

Há 100 anos luzes misteriosas vêm assombrando uma pequena cidade na Finlândia

Por
10 de Março de 2020
Fotografia criada por Maria Lax sobre as luzes vistas em sua cidade
Créditos: Maria Lax

Luzes nos nevados vales do norte da Europa nos remetem diretamente à Hessdalen, na Noruega, onde há décadas o surgimento de luzes misteriosas vem desafiando todas as explicações. Agora, graças ao trabalho de uma talentosa fotógrafa, 100 anos de histórias de avistamento da Finlândia chegam ao conhecimento do público.

Os Estados Unidos têm Roswell, mas a Finlândia tem Pudasjärvi, uma cidadezinha de 8.400 pessoas que viu uma onda de avistamentos de UFOs no final da década de 60. Os habitantes da cidade relataram luzes misteriosas, ocorrências estranhas e até abduções alienígenas.

Os registros começaram a ser conhecidos quando a fotógrafa Maria Lax visitou Pudasjärvi no final de 2013 para ver seus pais, e encontrou uma cópia de Pudasjärven Ufot [UFOs de Pudasjärven] . 

A obra é uma coleção de relatos narrados em primeira pessoa sobre avistamentos de UFOs que seu avô Soini Lax reuniu nos anos 70, enquanto trabalhava como jornalista. 

Lax morrera no início de 2013, e Maria ficou fascinada com as histórias.

Abduções e avistamentos


Fotomontgem Maria Lax

Assim, ela decidiu entrar em contato com algumas das pessoas que seu avô entrevistara e começou a criar imagens assustadoras como uma homenagem às suas experiências.

Dado que o livro tinha mais de 30 anos, Maria temia que muitas pessoas tivessem se mudado ou morrido. Enquanto bisbilhotava, ela conheceu um motorista de táxi aposentado que ficou muito feliz não só em lhe contar sobre seus avistamentos ao longo doas anos, mas também sobre o sabia de outras pessoas que tiveram experiências semelhantes. 

“Felizmente ele foi super adorável e ficou muito feliz em me contar sua história, assim como sua esposa, e eles me ajudaram a encontrar mais pessoas", disse Maria Lax.

Desde então, Lax entrevistou uma dúzia de pessoas, e cada uma delas lhe contou suas lembranças de experiências curiosas e muitas vezes enervantes. 

Vários relataram que luzes brilhantes e misteriosas ao seguiam até em casa, ao longo da floresta solitária. 

Histórias assustadoras e a solidão da noite


Fotomontagem Maria Lax

"A área é cercada por um imenso deserto, para que você possa imaginar como é assustador", contou Maria. "As pessoas costumam descrever essas luzes como sendo bonitas e mudando sempre de cor. E completamente silenciosas. Havia também algumas pessoas que afirmam ter sido sequestradas e algumas das histórias e são bastante assustadoras", explicou a fotógrafa.

Com suas imagens, Maria não quis recriar as cenas do livro de seu avô, mas oferecer uma sensação do que as testemunhas experimentaram. 

Em algumas vemos estranhas faixas de luz colorida pulsando através da floresta nevada, em outra uma mulher olhando através de cortinas fechadas para algo estranho lá fora, e um posto de gasolina vazio, inundado de luz parece vagamente ameaçadora. 

A fotógrafa publica suas imagens no Instagram como um diário visual. O projeto está em andamento, e Lax está atualmente trabalhando em um filme complementar chamado Lights [Luzes] . O curta experimental cobrirá parte do mesmo território que as fotos e examinará a noite e a solidão que parece acompanhá-la. 

O trabalho deixou Maria indecisa sobre a questão dos UFOs. "Eu não sou cética, acho que pode haver algo por aí", diz ela. "Como uma das pessoas me disse, seria realmente arrogante pensar que em um universo tão grande nós seríamos os únicos".

A questão é saber o que são essas misteriosas luzes que embora tenham se avolumado nos anos 60, estão na região há, pelo menos, 100 anos.

Com a palavra os ufólogos finlandeses.

Fonte: Wired

Assista a um video sobre as luzes de Hessdalen:

Já está no ar a Edição 260 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2018

O ano em que eles inundaram a Europa