DESTAQUE

Google Street View parece captar imagem de um UFO

Por
22 de Agosto de 2018
Imagem do Google Street View na Av. Luiz José Sereno, 4672, São Paulo em 21/8/2018
Créditos: Google Maps

Internautas estão compartilhando desde ontem, nas redes sociais, imagem de um UFO registrado pelo Google Street View que estaria sobrevoando o Parque Eloy Chaves na cidade de Jundiaí (SP). A foto pode ser vista na ferramenta de busca do Google Maps, o Google Street View, pela pesquisa do endereço: Avenida Luiz José Sereno, 4672. Alguns internautas e moradores da região começaram a fazer alguns memes e brincadeiras com a foto do suposto UFO e encheram as redes sociais com o assunto do dia em Jundiaí.

A reportagem sobre o assunto foi feita pelo jornal Metro, relatando que a foto foi compartilhada milhares de vezes pelos internautas nas redes sociais. A foto feita na Avenida Luiz José Sereno, na Estrada da Ermida, curiosamente é a mesma rua mostrada em reportagem do Fantástico da Rede Globo, há algum tempo, com cientistas explicando como os carros em ponto morto subiam o morro, ao invés de descer. O fenômeno foi explicado como ilusão de ótica.

O consultor da Revista UFO José Ricardo Quintella explica que a imagem que se vê originalmente no Google Street View está borrada devido à velocidade de uma ave que entrou no campo focal da câmera fazendo a distorção do mesmo. Na imagem dá pra ver claramente as asas abertas e parte da cauda do pássaro. Provavelmente a ave se assustou com a presença do carro e entrou no campo de visão da câmera. 

Portanto, uma explicação para a confusão com um UFO seria o fato de presenciarmos uma distorção na imagem do Google, provocada pela presença de um pássaro iluminado pela luz solar. Ressalta, ainda, o coeditor da Revista UFO Toni Inajar Kurowski que esse tipo de desfoque na foto é comum quando a velocidade da ave está ligeiramente maior do que a velocidade de exposição da câmera. O fenômeno é recorrente em fotos recebidas por internautas para serem analisadas e já recebeu um apelido curioso: Passarovni.

Veja aqui como identificar pássaros em relação à velocidade do obturador da câmera fotográfica, com tempo de exposição de 1/500s, 1/15s e 1/5s: 

BLURFOS - UFOs Borrões: pássaros ou insetos passando pelo campo focal da câmera:

Saiba mais:

Participe dos Intensivos de Ufologia da Revista UFO

Agora com transmissão ao vivo via internet!

Veja mais aqui: www.ufologiabrasileira.com.br

Já está no ar a Edição 259 da Revista UFO. Aproveite!

Julho de 2018

A desconcertante casuística polonesa