DESTAQUE

Filme Hangar 18 questionou o acobertamento ufológico em 1980

Por
17 de Maio de 2018
A nave alienígena capturada é estudada no Hangar 18
Créditos: Sunn Classic Pictures

O filme Hangar 18, lançado em 1980 pela Sunn Classic Pictures, foi a primeira produção a abordar a captura de uma nave extraterrestre e o posterior acobertamento dos fatos. O ano foi importante, pela publicação do livro The Roswell Incident, de Charles Berlitz e William Moore, pela editora Grosset & Dunlap, e ainda foi encerrado com o Caso da Floresta de Rendlesham. Surgiram ainda rumores a respeito de um grupo secreto do governo norte-americano, Majestic-12. Hangar 18 começa na órbita da Terra, quando astronautas de um ônibus espacial iriam lançar um satélite, mas este colide com um UFO e no processo um astronauta termina morrendo.

A tripulação sobrevivente consegue regressar à Terra, mas logo os protagonistas Bancroft e Price, (interpretados por Gary Collins e James Hampton) logo descobrem que o governo não quer que o que eles observaram venha a público. Em busca da verdade eles fogem das autoridades, mas Price acaba morrendo em um tiroteio. Bancroft consegue chegar ao Hangar 18 do título, descobrindo o que vinha sendo mantido em absoluto segredo. O disco voador havia conseguido pousar no deserto do Arizona, e terminou por ser capturado por militares e transportado para a instalação secreta, onde é estudado por cientistas. Logo descobrem que os alienígenas mortos tinham aparência quase humana, e os cientistas concluem que essa civilização já visitara a Terra em tempos antigos, tendo dado início a um programa de reprodução cruzada para criar os seres humanos de hoje.

Uma mulher terrestre foi encontrada inconsciente na nave, e acorda aterrorizada, possivelmente uma abduzida. Os cientistas conseguem entrar nos arquivos da nave, descobrindo hieróglifos semelhantes ao de antigas civilizações terrestres, e também imagens de grandes cidades da Terra, bases militares e usinas de energia. Finalmente o alfabeto alienígena é decifrado, comprovando que os ETs pretendem retornar à Terra em massa no futuro próximo. As autoridades ligadas ao caso decidem acobertar tudo enviando um avião de controle remoto carregado de explosivos, mas os personagens principais se encontravam a bordo do disco voador, que emerge das chamas intacto. O filme termina com chamadas de rádio e TV dando conta de que cientistas e um astronauta sobreviveram a uma explosão a bordo de uma nave extraterrestre.

TRANSMITINDO AO PÚBLICO A MENSAGEM DE QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS

crédito: Sunn Classic Pictures
Hangar 18 foi a primeira produção a explorar a fundo o acobertamento oficial de informações ufológicas
Hangar 18 foi a primeira produção a explorar a fundo o acobertamento oficial de informações ufológicas

Um detalhe pouco conhecido é o fato de a produtora Sunn Classic Pictures ter iniciado sua produção em 1971, sendo uma empresa controlada por mórmons, com Raylan Jensen como seu primeiro presidente. A maioria dos roteiristas, produtores e diretores ligados ao estúdio também eram mórmons, e entre as produções estavam várias ligadas ao Fenômeno UFO e a Ufoarqueologia, como The Outer Space Connection (1975), The Amazing World of Psychic Phenomena (1976), The Bermuda Triangle (1979) baseado no livro de Charles Berlitz. Documentários religiosos igualmente eram produzidos, tais como In Search of Noah’s Ark (1976), In Search of Historic Jesus (1979), e a série Greatest Heroes of the Bible, exibida de 1978 a 1979. Vale destacar que um dos produtores de Hangar 18, Charles E. Sellier Jr., publicou em 1997 um livro intitulado UFO, no qual examinava o problema dos discos voadores no contexto do acobertamento governamental.

Os mórmons defendem que a Terra é apenas um entre inúmeros planetas habitados, e que os alienígenas são semelhantes a nós porque também foram criados por Deus. Outra questão interessante é Kolob, astro que os mórmons consideram um planeta muito próximo ao Criador, e do qual muitos veem um paralelo com Kobol, fictício planeta da série Battlestar Galactica, que teve duas encarnações de 1978 a 1979, e de 2004 a 2009. Glen A. Larson, produtor e criador da série, era também um mórmon e incorporou vários aspectos de sua cosmologia na história das doze tribos de humanos que fugiram da tirania dos cilônios em busca da Terra. Hangar 18 marcou época e é hoje um clássico, e resta o debate se a intenção dos produtores era aproveitar o crescente interesse nos UFOs, ou apresentar ao grande público as ideias dos mórmons e ao mesmo tempo questionar o já bem conhecido acobertamento governamental de informações.

crédito: Universal Television
A clássica Battlestar Galactica também explorou vários aspectos da cosmologia mórmon
A clássica Battlestar Galactica também explorou vários aspectos da cosmologia mórmon

Confira Hangar 18 completo em inglês


Assista Hangar 18 dublado em português

Abertura da clássica série Battlestar Galactica em português

O mistério da Lemúria e sua repercussão na Ufologia e na ficção

Famoso filme dos anos 50 foi baseado em pesquisas ufológicas

Sítio arqueológico no Amapá intriga a comunidade científica

Alienígenas provavelmente passaram pelo mesmo processo evolutivo que os organismos terrestres

Civilizações alienígenas podem habitar aglomerados globulares

Saiba mais:

Livro: Cataclismo

crédito: Revista UFO
Cataclismo: A Tragédia que Apagou a História Humana
Cataclismo: A Tragédia que Apagou a História Humana

Por todos os cantos do planeta encontramos evidências de que a trajetória da espécie humana teve uma paralisação em algum momento da Antiguidade. São abundantes os artefatos e monumentos construídos há milhares de anos que parecem ter sido atingidos por este momento crucial de nossa história. O autor de Cataclismo: A Tragédia que Apagou a História Humana, o consagrado pesquisador e escritor canadense Brien Foerster, astro da série Alienígenas do Passado, do History Channel, sustenta que este episódio raro teria se dado por volta de 12 mil anos atrás.


DVD: Pacote Completo - Extraterrestres no Passado III

Já está no ar a Edição 249 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2017

Um passado desconhecido

UPDATED CACHE