DESTAQUE

Faleceu Engene Cernan, último astronauta a pisar na Lua

Por
18 de Janeiro de 2017
Eugene Cernan visita a NASA durante as gravações do documentário sobre sua vida
Créditos: Mark Craig / Last Man on the Moon

No último dia 16 de janeiro faleceu o astronauta Eugene Cernan, comandante da última missão lunar tripulada, a Apollo 17. Nascido em 14 de março de 1934, ele tinha 82 anos de idade. Após sua graduação em engenharia elétrica e mestrado em engenharia aeronáutica, entrou na Escola de Pós- Graduação Naval em 1963. Depois se tornou aviador naval, atingindo a patente de capitão e um histórico de 5.000 horas de voo, com mais de 200 pousos em porta-aviões. Cernan foi selecionado para o terceiro grupo de astronautas da NASA em 1963, tomando parte da missão Gemini 9 entre 03 e 06 de junho de 1966.

A missão quase custou sua vida quando Eugene Cernan realizou a segunda caminhada espacial de um norte-americano. O objetivo era testar uma mochila a jato instalada na traseira da nave, mas com pouco treinamento para se mover dentro do traje espacial e com poucos apoios, ele chegou cansado demais para realizar o trabalho. Além disso o sistema de refrigeração do traje superaqueceu, embaçando seu visor, e somente a muito custo ele conseguiu voltar para a cabine, auxiliado pelo parceiro Thomas Stafford. Os dois foram reunidos novamente e, acompanhados por John Young, participaram da missão Apollo 10 em órbita da Lua de 18 a 26 de maio de 1969, um ensaio geral para a missão seguinte no qual somente o pouso no satélite não foi realizado.

Eugene Cernan, ao lado de John Young e James Lovell, são as únicas três pessoas a viajarem duas vezes à Lua. Eugene Cernan foi o comandante da última missão lunar tripulada, a Apollo 17, de 07 a 19 de dezembro de 1972. Acompanhado por Ronald Evans, que permaneceu no módulo de serviço em órbita da Lua, e por Harrisson Schmitt, único geólogo a visitar a Lua, eles bateram vários recordes que persistem até hoje, explorando a região do vale Taurus-Littrow. Ao longo de três caminhadas lunares, Cernan e Schmitt colheram variadas amostras, incluindo vidro vulcânico laranja, proveniente de uma abertura vulcânica havia muito extinta. A equipe permaneceu um total de 22 horas e 06 minutos na superfície, fora do módulo lunar. Foi também a última vez em que foi utilizado o Lunar Rover, o jipe lunar, que Cernan estacionou a centenas de metros do módulo lunar a fim de que pudesse filmar a partida dos astronautas.

crédito: NASA
Eugene Cernan com o Lunar Rover ao lado do módulo lunar, durante a missão Apollo 17
Eugene Cernan com o Lunar Rover ao lado do módulo lunar, durante a missão Apollo 17

O ÚLTIMO HOMEM NA LUA

Eugene Cernan sempre lamentou, inclusive nas duas oportunidades em que esteve no Brasil (confira vídeo da entrevista abaixo) ter sido o último homem na Lua. Esse é inclusive o título de seu livro de memórias, lançado em 1999, sendo também usado como base do documentário de mesmo nome, dirigido pelo briânico Mark Craig. Cernan sempre elogiou a ideia visionária do presidente John Kennedy ao propor o desafio lunar a seu país, trazendo incalculáveis benefícios em termos de desenvolvimento tecnológico e conhecimento. Ele sempre será lembrado como um grande incentivador da exploração espacial e do progresso da humanidade, ação traduzida em sua fala ao deixar a Lua na Apollo 17:

Enquanto dou os últimos passos na Lua, de volta para casa por algum tempo, embora esperando não muito tempo no futuro, acredito no que a história irá lembrar. Que o desafio dos Estados Unidos de hoje forjou o destino da humanidade. E, enquanto deixamos a Lua aqui em Taurus-Littrow, vamos embora como viemos, e queira Deus, como retornaremos, em paz e com esperança para toda a humanidade.

crédito: Arquivo
Mensagem de Eugene Cernan em sua entrevista no Brasil
Mensagem de Eugene Cernan em sua entrevista no Brasil

Confira imagens da missão Apollo 17

Veja um filme com imagens da missão

Assista ao trailer de O Último Homem na Lua

Galeria de fotos lembrando Eugene Cernan

Entrevista de Eugene Cernan em sua vinda ao Brasil, parte 1

Entrevista de Eugene Cernan em sua vinda ao Brasil, parte 2

Sons ouvidos pela tripulação da Apollo 10 na Lua têm explicação simples

Completam-se 45 anos do pouso lunar da Apollo 11

Eugene Cernan concedeu entrevista especial no RJ

Último homem a pisar na Lua diz por que acredita na existência de vida extraterrestre

Astronautas que falam sobre vida fora da Terra e a presença alienígena entre nós

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 44 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2006

A Lua, sempre a Lua a nos servir de fonte de mistérios e assombro

UPDATED CACHE