DESTAQUE

Faça parte da patrulha planetária e ajude a NASA a encontrar mundos alienígenas

Por
03 de Outubro de 2020
Planetas alienígenas
Créditos: Cnet

 A NASA acaba de lançar um novo projeto de ciência cidadã, pedindo ajuda do público para encontrar e identificar novos exoplanetas.

 A agência espacial dos Estados Unidos acaba de lançar um projeto de ciência cidadã chamado Planet Patrol, que pede a voluntários de todo o mundo que classifiquem imagens coletadas pelo telescópio Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

"Métodos automatizados de processamento de dados do TESS às vezes falham em diferenciar impostores que parecem exoplanetas", disse o líder do projeto Veselin Kostov, pesquisador do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, e do SETI Institute em Mountain View, na Califórnia. em um comunicado. 

"O olho humano é extremamente bom em detectar tais impostores, e precisamos de cientistas cidadãos para nos ajudar a distinguir entre sósias e planetas genuínos", disse Kostov.


Imagem da Via Láctea capturada pelo TESS Crédito: NASA

O TESS foi lançado na órbita da Terra em abril de 2018. A espaçonave busca mundos alienígenas usando o método de trânsito, notando as pequenas quedas no brilho estelar causadas por planetas cruzando a face de suas estrelas hospedeiras. 

Porém, essas quedas também podem ter outras causas comopor exemplo, a variação estelar natural e um trânsito por uma estrela companheira . 

A equipe TESS usa algoritmos para analisar o enorme conjunto de dados do satélite e eliminar falsos positivos. Mas os computadores estão longe de ser à prova de falhas, então os pesquisadores também solicitaram ajuda humana. 

Cientistas cidadãos já examinaram as "curvas de luz" do TESS, que são gráficos de brilho estelar ao longo do tempo, por meio do Planet Hunters TESS [Caçadores de Plaentas do TESS], um projeto administrado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. 


Satélite TESS da NASA Crédito: NASA

E agora há o Planet Patrol. O novo projeto online – uma parceria envolvendo a NASA, o SETI Institute, o Space Telescope Science Institute em Baltimore e a plataforma colaborativa de ciência do cidadão Zooniverse – faz perguntas a voluntários sobre imagens TESS de exoplanetas em potencial. 

Suas respostas ajudarão os membros da equipe da missão a restringir os candidatos para avaliação de acompanhamento.

"Estamos todos nadando no mesmo mar de dados, apenas usando braçadas diferentes", disse Marc Kuchner, o responsável pelo projeto de ciência cidadã da diretoria de missão científica da NASA, referindo-se aos dois esforços do TESS.

Embora o Planet Patrol atualmente se concentre apenas em imagens TESS, o projeto eventualmente também incluirá curvas de luz, se tudo correr de acordo com o planejado, acrescentou Kuchner. 

Se você estiver interessado em ajudar, acesse o site do Planet Patrol e do Planet Hunters TESS  e se candidatar par ao projeto. Boa sorte!

Fonte: Space.com

Assista, abaixo, o video da NASA sobre o programa:

Já está no ar a Edição 279 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2020

Segredos ufológicos nos corredores do Pentágono