DESTAQUE

Ex-presidente Bill Clinton apóia construção de uma nave estelar

Por
11 de Setembro de 2012
O ex-presidente norte-americano Bill Clinton mostra visão ao apoiar o visionário projeto de construir uma nave estelar dentro de 100 anos
Créditos: Blogs.bet.com

Já tratamos anteriormente, na seção Imprensa Ufológica de UFO 177 e em Mundo Ufológico de UFO 184, do projeto 100-Year Starship Initiative, que poderia ser traduzido como Iniciativa da Nave Estelar para daqui cem anos. Trata-de um estudo patrocinado pela DARPA, a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados da Defesa dos Estados Unidos, a fim de estudar maneiras de incentivar o avanço tecnológico, o ambiente corporativo e modos de gestão administrativos e econômicos, a fim de que dentro de um século estejam disponíveis as tecnologias necessárias para viajar pelo sistema solar e além dele.

Considerando que a própria sobrevivência futura da humanidade terrestre irá depender dessas tecnologias, as discussões têm unido cientistas, especialistas em prever o futuro do desenvolvimento tecnológico, autores de ficção científica, religosos,e ducadores e membros de fundações dedicadas a difusão do conhecimento, entre outros. No próximo final de semana, entre 13 e 16 de setembro em Houston, mais um simpósito dessa iniciativa acontecerá, e acaba de receber mais um importante apoio, o do ex-presidente Bill Clinton.

Disse ele: "Esse importante esforço auxilia o avanço do conhecimento e das tecnologias necessárias para explorar o espaço, ao mesmo tempo que gera as ferramentas essenciais para melhorar nossa qualidade de vida na Terra". O simpósio público é assim descrito pelos organizadores: "O evento irá reunir influentes pensadores, líderes culturais e científicos para explorar as tecnologias, ciência, estruturas sociais e estratégiras necessárias para tornar a capacidade de os humanos viajarem a outro sistema estelar uma realidade no próximo século".

O simpósito é aberto ao público, totalmente independente e não governamental, e entre os participantes estão Mae Jemison, primeira astronauta norte-americana negra, e Jill Tarter, astrônoma ligada ao programa SETI, de busca por vida extraterrestre. Os atores de Jornada nas Estrelas, LeVar Burton e Nichelle Nichols também estarão presentes, e o ex-presidente Clinton será o líder honorário do evento. Uma nota oficial da organização completa com uma feliz coincidência: "Acontecendo no quinquagésimo aniversário do discurso do presidente John F. Kennedy na Universidade Rice, no qual desafiou os Estados Unidos a enviar um homem a Lua, o simpósito homenageará cinquenta anos de voos tripulados e o Centro Espacial Houston da NASA".

As discussões técnicas incluirão trabalhos como soluções para tempo e distância, ciências da vida na exploração espacial, destinos e habitações. Também se discutirá como a humanidade pode se tornar uma civilização interestelar, de que forma tecnologias espaciais podem melhorar a vida na Terra, e quais seriam as oportunidades comerciais advindas desses esforços. O simpósio ocorrerá no HOtel Hyatt Regency em Houston.

Visite a página oficial do 100-Year Starship Initiative

Confira uma galeria de projetos para futuras naves estelares

Assista a um vídeo descrevendo as dificuldades no voo interestelar

Livro: Dossiê Cometa

Livro: De Roswell a Varginha

DVD: Destino Terra 2

Já está no ar a Edição 184 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2011

Nossa mais fantástica e reveladora viagem