DESTAQUE

Estudo científico liga abduções alienígenas a sonhos lúcidos

Por
22 de Julho de 2021
Seriam as abduções alienígenas meros casos de sonhos lúcidos?
Créditos: GettyImages

Existem muitas teorias sobre universos paralelos, incluindo a possibilidade de que os sonhos lúcidos nos mostrem outras realidades da existência. Se você acredita na teoria dos “muitos mundos”, do físico americano Hugh Everett, então o sonho lúcido pode ser uma forma de vivenciar essas outras realidades e universos. Isso incluiria encontros com alienígenas?

Como humanos, estamos presos em nossos corpos e não temos noção dos diferentes níveis de consciência. A grande questão é se esses diferentes níveis podem ser acessados quando temos sonhos lúcidos para nos permitir ver universos paralelos. E a glândula pineal poderia responder a essa pergunta, já que é a única estrutura do cérebro que não está simetricamente dividida em um hemisfério direito e esquerdo. Ela possui um padrão não simétrico e esta anomalia é a razão pela qual é considerada o “terceiro olho.” Deste ponto de vista, a glândula pineal seria a chave para abrir a “porta” para os chamados universos paralelos quando temos um sonho lúcido. Mas agora um novo estudo liga o sonho lúcido a abduções alienígenas.

Os primeiros casos de abduções alienígenas foram registrados já no século XIX e as circunstâncias de tais experiências incluíram sentimentos de terror e paralisia. Certos estados de sonho também são conhecidos por produzirem tais sentimentos, levando os pesquisadores russos a se perguntarem se os experimentos oníricos poderiam fornecer pistas para supostas experiências extraterrestres.

Os cientistas disseram a pessoas capazes de induzirem lúcidos para sonharem com encontros com alienígenas ou objetos voadores não identificados, e descobriram que vários adormecidos relataram sonhos que se assemelhavam a descrições reais de abduções alienígenas. Durante o sonho lúcido, as pessoas que dormem percebem que estão sonhando e podem usar essa percepção para manipular o que acontece no sonho.

Cerca de 55% das pessoas experimentam sonhos lúcidos uma ou mais vezes em suas vidas, e 23% têm sonhos lúcidos pelo menos uma vez por mês, de acordo com um estudo de 2016 na revista Consciousness and Cognition, que analisou cinco décadas de pesquisa sobre os sonhos. Recentemente, pesquisadores do Phase Research Center (PRC), uma instalação privada em Moscou que investiga sonhos lúcidos, conduziu experimentos com 152 adultos que se identificaram como sonhadores lúcidos, instruindo-os a “comunicarem-se com alienígenas” durante o sono, relatando os resultados em 02 de julho no International Journal of Dream Research.


O poder de imaginação ilimitado do cérebro poderia explicar alguns casos. Mas e o mesmo cenário relatado por diversas pessoas ao redor do mundo? E as marcas no corpo que boa parte delas apresenta?
Fonte: GettyImages

Os pesquisadores descobriram que 114 dos participantes relataram sonhar algum tipo de interação bem-sucedida com um alienígena. O estudo revelou que cerca de 61% descreveram ter encontrado seres que se pareciam com alienígenas de filmes de ficção científica, enquanto 19% encontraram alienígenas que pareciam pessoas comuns. Um participante disse ter visto “seres humanoides” com pele azul, cabeças enormes e olhos grandes e esbugalhados. “Quando os alienígenas me convidaram para embarcar em sua nave, fui cegado por uma luz muito forte, como a de um holofote”, disse o participante. “Minha visão sumiu e eu me senti tonto e leve.”

Outro participante disse ter sonhado que estava deitado em sua cama quando se sentiu como se tivesse sido “arrastado para algum lugar”, terminando em um quarto com uma silhueta branca que entrava em seu peito e passava a “(..) fazer algo por dentro com instrumentos cirúrgicos.” As conversas com alienígenas de sonho ocorreram em 26% dos encontros, e 12% dos participantes falaram com alienígenas em seus sonhos e interagiram com eles fisicamente. UFOs apareceram em 28% dos casos, e 10% dos sonhadores que viram UFOs descreveram serem carregados para dentro de uma nave alienígena. Daqueles que descreveram seus encontros como “realistas”, 24% também experimentaram paralisia do sono e medo intenso. No entanto, embora o novo estudo mostre que há uma relação entre sonhos lúcidos e abduções alienígenas, os pesquisadores estão céticos de que a experiência seja real. Eles consideram que os sonhadores provavelmente estavam vivenciando uma experiência induzida durante um sonho lúcido.

“Os sentimentos de paralisia, medo e desamparo em sonhos vívidos podem ser tão poderosos que confundem a linha entre os sonhos e a realidade, então não é de se surpreender que as pessoas que podem ter sonhado sem saber acreditem terem encontrado alienígenas de verdade, que os abduziram e transportaram para suas naves”, disse o pesquisador líder e fundador do PRC, Michael Raduga. “Para esses sonhadores desavisados, os sequestros são reais”, disse Raduga ao Live Science. “Eles simplesmente não sabem como explicar.”

Novamente, os cientistas afirmam que as pessoas que sofrem abduções por alienígenas estão tendo sonhos lúcidos. No entanto, milhares de pessoas são vítimas de abduções na calada da noite. É um fenômeno amplamente difundido. Mas se é verdade que os encontros com alienígenas são o resultado de sonhos muito vívidos, e não de experiências reais, por que são todos tão semelhantes? Por que tantas pessoas relatam o mesmo tipo de cenário de sequestro quando todos estão a milhares de quilômetros de distância, tendo seus próprios sonhos?

Fonte

Já está no ar a Edição 285 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2021

Quando eles são hostis aos humanos