DESTAQUE

Está no ar, no site da UFO, o FAQ mais completo da Ufologia Brasileira

Por
24 de Janeiro de 2019
Ilustração
Créditos: Rafael Amorim/UFO

No FAQ estão as perguntas mais frequentes feitas ao Portal UFO. É possível buscar pelo assunto de interesse e tirar suas dúvidas. Caso alguma dúvida não esteja contemplada em Perguntas Freqüentes, pode entrar em contato com a equipe da Revita UFO. 
.

Acesse ao FAQ do Portal UFO aqui!

..

Você sabe o que o que significa UFO?  UFO é a sigla de unidentified flying object, ou objeto voador não identificado.  Essas e demais respostas estão elencadas do FAQ  por assunto.  Veja algumas delas:

.

O que são ovnis? 

OVNI significa objeto voador não identificado. A tradução em português do termo UFO. Um ovni é qualquer fenômeno avistado nos céus, que não pode ser rapidamente explicado pela presença de qualquer objeto, veículo, animal ou fenômeno atmosférico conhecido. O nome mais popular pelo qual o fenômeno é conhecido é disco voador.

.

O que é a Ufologia? 

Ufologia é o estudo dos UFOs ou ovnis.

.

Como é o trabalho de um ufólogo? 

O ufólogo é uma pessoa que se interessa e busca estudar as aparições de UFOs. Para tanto, é necessário que se faça uma análise cuidadosa de todos os aspectos do acontecimento. Entrevistar testemunhas, analisar fotos, evidências físicas, verificar com as autoridades a presença de aeronaves, procurar registros de radar, conversar com membros da imprensa, toda e qualquer evidência que possa substanciar o caso e prover uma explicação. Um ufólogo frequentemente precisa igualmente desmistificar acontecimentos tomados como presença de ovnis, mas que tem sua origem em fenômenos atmosféricos pouco conhecidos, presença de aeronaves não convencionais, ou qualquer outro fenômeno que possa explicar o ocorrido.

.

Como ser um ufólogo? 

Não existe um curso para formação de ufólogo. A pessoa normalmente se interessa, após ler uma revista ou livro da matéria, quando assiste um filme ou programa de TV, ou quando ela própria é testemunha de um fenômeno ufológico. Quanto maior a bagagem cultural da pessoa, especialmente em termos de conhecimentos científicos, noções de matérias como astronomia, eletricidade, etc, melhor ela estará em condições de analisar um caso de contato ufológico. É especialmente importante evitar contato com pessoas que se intitulam de “iluminados” ou “amigos de extraterrestres”, que normalmente pretendem apenas explorar a credulidade e ingenuidade de outros.  Entrar em contato com organizações e associações de pesquisa ufológica é a melhor maneira de começar na Ufologia.

.

.Quais os graus de contato com um UFO? 

Os graus de contato, estabelecidos em convenção pela quase totalidade da Ufologia mundial, são:


Contato imediato de primeiro grau: o simples avistamento de um objeto, normalmente a distância.

Contato imediato de segundo grau: é deixada alguma evidência física do acontecimento, marcas no chão, árvores ou vegetação com marcas de queimadura. Essas evidências em alguns casos podem ser inclusive deixadas no próprio corpo da testemunha.

Contato imediato de terceiro grau: acontece quando há o avistamento, a certa distância, de seres ou tripulantes do objeto.

Contato imediato de quarto grau: há um contato próximo com os seres ou tripulantes, com possibilidade de comunicação direta, na própria língua da testemunha, ou mais frequentemente pelo que se acredita seja por via telepática.

Contato imediato de quinto grau: quando a testemunha é levada, por livre vontade ou por algum tipo de coação, para bordo do objeto, nesse último caso configurando uma abdução (veja mais no tópico sobre as abduções)..

.

Quais os tipos de extraterrestres? 

Ao longo das décadas, a Ufologia mundial tentou estabelecer diversos critérios para classificar os extraterrestres que estariam nos visitando. Um dos exemplos é a classificação criada pelos ufólogos brasileiros:

Seres tipo alfa: Seriam os seres conhecidos como greys, ou cinzentos. Normalmente têm postura ereta, constituição aproximadamente similar a nossa, com cabeça, tronco, dois braços e duas pernas. São muito magros e de braços finos, com cabeça grande e aparentemente desproporcional, não possuem pêlos, suas mãos usualmente possuem 4 dedos, seus olhos são negros e os traços faciais se resumem a duas narinas e uma boca muito pequena. Alguns defendem que são os principais seres responsáveis pelas abduções, e costumam se comunicar por telepatia.

Seres tipo beta: São seres surpreendentemente parecidos conosco, humanos. Alguns pesquisadores afirmam que, se falassem nossas línguas e usassem roupas como as nossas, seriam totalmente indistinguíveis de qualquer pessoa comum, podendo misturar-se conosco e passarem despercebidos. Sua pele pode ser clara ou escura, cabelos longos ou curtos, claros ou escuros, e seus olhos são frequentemente descritos como oblíquos. Comunicam-se tanto por telepatia, quanto pela própria língua da testemunha. É interessante considerar a possibilidade de talvez termos origens em comum com esses seres.

Seres tipo delta: Os ufólogos consideram esses seres como uma espécie de animais extraterrestres, muito mais inteligentes do que os nossos, e utilizados pelos demais alienígenas como subalternos.

Seres tipo gama: Seriam seres sem forma corpórea ou material, formados de pura energia, inacreditavelmente evoluídos. 

Existem descrições de alienígenas que podem não se encaixar em qualquer dessas categorias, e alguns exemplos são relatos de seres parecidos com robôs ou outras máquinas.

.

O que são abduções? 

Abduções são sequestros de testemunhas pelos seres extraterrestres. Uma abdução ocorre quando uma testemunha é trazida a bordo de uma nave, a fim de passar por uma série de aparentes exames clínicos. A testemunha tanto pode ser convidada para entrar no veículo, quanto ser paralisada e trazida, ou até mesmo ser levada à força. O perfil das vítimas é variado, pertencendo a qualquer classe social, credo religioso, ou sexo. A pessoa normalmente é deitada em uma mesa, e os seres utilizam uma série de equipamentos desconhecidos em seu exame. Amostras de cabelos, unhas, pele e sangue são normalmente retiradas pelos abdutores, e existem casos em que a testemunha é levada a manter relações com seres, nesses casos similares aos humanos. Terminado o processo, os alienígenas devolvem a testemunha, às vezes nas proximidades onde esta foi apanhada, podendo porém acontecer de a vítima ser devolvida em um lugar muito distante do ponto onde foi abduzida.

.

Voce conhece os principais casos UFOs no Brasil?

Pelo FAQ, você conhecerá O Caso Villas Boas, A Operação Prato da FAB, O Caso do Vôo 169, O Caso Haroldo Westendorf, A Noite Oficial dos UFOs, O Caso Varginha,  entre outros  tantos pelo mundo. 

Veja demais temas aqui: https://ufo.com.br/faq

O FAQ do Portal UFO foi elaborado pelo consultor da Revista UFO Renato A. Azevedo.

.

.

Veja Mais:

Possível UFO filmado rondando vulcão no México

Após meio século, homem escreve livro sobre seu sequestro alienígena

Caso de mutilação de porcos na Argentina tem causado pavor na população

Putin envia militares para Bureya; população desconfia de queda de UFO

Novo estudo afirma que alienígenas podem existir na lua gelada de Júpiter

Filme A Pedra da Serpente leva a Ufologia para o cinema brasileiro

Stephen Hawking reflete sobre origem do universo, ETs e viagem no tempo

Confirmado: Oumuamua não era asteroide, mas uma nave alienígena

Já está no ar a Edição 264 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2019

Sexo com ETs

UPDATED CACHE