DESTAQUE

Entrevista com o diretor do documentário The Phenomenon revela segredos das filmagens e entrevistas

Por
17 de Setembro de 2020
Poster do documentário O Fenômeno
Créditos: Divulgação

O documentário ufológico The Phenomenon [O Fenômeno] que chegará a todas as plataformas digitais em 06 de outubro é um dos mais aguardados desde 2013, quando começou a ser produzido. 

 Um documentário que combina imagens de arquivo classificados com entrevistas com testemunhas oculares importantes, especialistas e funcionários, para investigar se estamos ou não sozinhos no universo.

Essa é a proposta do filme The Phenomenon, que vem sendo aguardado por ufólogos e interessados no Fenômeno UFO. Além de dirigido por James Fox, é narrado pelo veterano ator Peter Coyote. 

As entrevistas no filme incluem Harry Reid, ex-líder da maioria no Senado, John Podesta, chefe de gabinete do presidente Clinton na Casa Branca e conselheiro do presidente Obama, Christopher Mellon, ex-subsecretário adjunto de Inteligência de Defesa, Bill Richardson, ex-Secretário de Energia dos Estados Unidos e governador do Novo México, e o cientista Jacques Vallee.

Com um time desses, as expectativas sobre aquilo que será mostrado e explicado são enormes. O coautor do roteiro é Marc Barasch, autor de não ficção, produtor-escritor de cinema e televisão, editor de revistas e ativista ambiental. 

Em meados dos anos 90, Barasch viajou para a África com John Mack, logo após um caso de pouso de UFOs em 1994, em uma escola em Ruwa, no Zimbábue. 

“Ele ficou profundamente comovido com o testemunho das crianças, então, quando soube que estávamos apresentando o caso, ele se aproximou de mim com a esperança de participar”, disse James Fox em uma entrevista para o site RouguePlanet. 

Para completar todo esse time de peso, Fox chamou para fazer a trilha sonora o compositor Chris Hoag, autor da trilha de dois outros documentários ufológicos premiados: Out of the Blue [2007] e I Know What I Saw [2009], ambos dirigidos por Fox.

 

Leia abaixo a entrevista que James Fox concedeu para o Rougue Planet.

 
James Fox e sua equipe. Crédito: Rougue Planet

O fenômeno rastreia eventos ufológicos do início da Era Moderna dos Discos Voadores até hoje. Você pode compartilhar algumas das entrevistas que realizou e que realmente surpreenderão os espectadores?

Cobrimos a Iniciativa Rockefeller, que envolveu a administração Clinton e que nos levou ao ex-chefe de gabinete a Casa Branca John Podesta. filmamos com ele e com o governador do Novo México Bill Richardson e com o ex-líder da maioria no Senado Harry Reid. O senador Reid foi quem encabeçou o projeto secreto do Pentágono sobre UFOs, noticiado pelo jornal The New York Times.

 Jacques Vallée foi uma grande parte deste projeto, e ele não contribui para projetos com frequência. O que o convenceu a ser uma parte tão importante do seu filme e como foi trabalhar com ele?

Jacques Vallee é o Spielberg dos UFOs, então dizer que foi uma honra trabalhar com ele seria o maior eufemismo do mundo. Vallée se envolveu inicialmente com extrema cautela, mas após várias reuniões no estúdio seu envolvimento cresceu. Editamos a maior parte do filme em uma cabana de madeira com eletricidade limitada, sem aquecedor, sem água corrente, sem banheiro, sem geladeira e sem internet. Ainda assim, Vellée passou inúmeros finais de semana sentado em sessões de edição ajudando a juntar a história de uma forma que nunca foi feita. Jacques não tinha lido sobre os casos anteriores que estávamos apresentando. Ele estava realmente lá ou os conheceu diretamente por meio do doutor J. Allen Hynek, o astrônomo contratado que trabalhava para o Projeto Livro Azul.


Jacques Vallée e James Fox. Crédito Rougue Planet

Existem várias imagens de arquivo de áudio e vídeo que nunca viram a luz do dia até agora em seu filme. O que podemos esperar desse material incrível?

Com a ajuda crítica do ufólogo David Marler, que tem um dos maiores arquivos de UFOs do planeta, e o trabalho em tempo integral de minha irmã Kelly, desenterramos material que a maior parte do mundo, e até mesmo historiadores de UFOs, nunca viram. Foi um esforço monumental que levou vários anos e custou mais do que eu gastei em um de meus filmes anteriores. Também envolvemos as Nações Unidas e CEOs da ABC e CBS.

Este filme foi muito aguardado pela comunidade ufológica por um longo tempo. Mas visto que também terá um lançamento nos cinemas, o que você espera que o público em geral tire do filme?

Que o Fenômeno UFO é mais do que naves desconhecidas zunindo impunemente em nosso espaço aéreo. Há uma inteligência por trás disso, bem como uma mensagem potencial.


Trecho legendado do documentário sobre o Caso Zamorra.
Crédito: Canal João Marcelo

 Tendo produzido dois outros extensos documentários sobre o assunto, o que você acha que diferencia este, de seu trabalho anterior?

Fiquei desapontado com todos os filmes anteriores que fiz sobre o assunto, apesar de tê-los vendido para veículos convencionais como Discovery, SyFy e A&E. Aprendi com meus erros anteriores, aumentando o valor da produção, uma narrativa forte e um b-roll digno das telonas. Também gastamos tempo não apenas em evidências, mas no fator humano do fenômeno. Quando comecei a fazer meu primeiro filme em meados dos anos 90, esperava aprender detalhes sobre a visitação de extraterrestres e os governos mundiais que queriam encobri-lo. Depois de 26 anos e quatro filmes, minha crença – e essa é uma especulação baseada em reuniões, livros e pesquisadores como Vallee e Knapp – é que podemos estar lidando com uma inteligência onipresente, com a capacidade de se manifestar de várias maneiras. Parece ser concreto com um elemento psíquico e pode estar compartilhando este planeta e dimensão conosco. Há também um pedaço de mim que acha que pode ser tudo isso; visitação interplanetária, viajantes do tempo, interdimensional etc. Lembro-me de perguntar a Jacques, "por que o sigilo do governo?" Sua resposta foi: “James, pense no sigilo como mais uma questão do que eles não sabem do que do que fazem ”.

 

Fonte: The Rough Planet    

O Fenômeno estará disponível para transmissão mundial em 06 de outubro. Veja, abaixo o trailer oficial, 
legendado pors de Tunguska Legendas:

Já está no ar a Edição 278 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2020

Miscigenação com aliens