DESTAQUE

Encontrado exoplaneta próximo capaz de sustentar vida

Por
26 de Junho de 2014
Comparação entre Gliese 832 c e a Terra
Créditos: PHL, UPR Arecibo

A descoberta de exoplanetas já se tornou algo rotineiro na astronomia e até mesmo mundos capazes de sustentar vida têm sido encontrados em ritmo surpreendente. Gliese 832 c, uma super-Terra com 5 vezes a massa de nosso planeta, foi localizado a somente 16 anos-luz daqui, uma sistância insignificante em termos galácticos.

Uma equipe de astrônomos liderada por Robert A. Wittenmyer, da Universidade UNSW da Austrália, realizou a descoberta utilizando três instrumentos espalhados pelo mundo, incluindo o já famoso espectrógrafo HARPS do telescópio ESO de La Silla, no Chile. Com o método de velocidade radial eles mediram as pequenas alterações na posição da estrela Gliese 832 causadas pela gravidade do novo mundo alienígena.

Gliese 832, uma anã vermelha possui ao menos mais um planeta, um gigante gasoso que completa uma órbita afastada em cerca de 9 anos. Já o planeta c está muito mais próximo, no limite interno da região habitável da estrela, com um período orbital de 36 dias terrestres. Esse fato leva os astrônomos a sustentar que esse sistema é uma versão menor do nosso, em que Júpiter, por desviar asteroides e cometas graças à sua imensa gravidade, é essencial para a vida na Terra.

CANDIDATO A ABRIGAR VIDA EXTRATERRESTRE

Utilizando um método de análise chamado de Índice de Similaridade com a Terra (ESI) os cientistas chegaram a um valor de 0,81 para Gliese 832 c. Outros dois mundos têm valores similares, com 0,84 para Gliese 667 c e 0,83 para Kepler-62 e. Um gêmeo da Terra teria um ESI de 1, fazendo desses três os melhores candidatos a abrigar vida. Novas observações serão necessárias para determinar se Gliese 832 c de fato é habitável, visto que sua forte gravidade pode resultar em uma atmosfera densa, onde o efeito estufa tornaria a superfície quente demais. Além disso, os astrônomos acreditam que outros planetas podem existir nesse sistema.

Visite o Catálogo de Exoplanetas Habitáveis

Leia o estudo sobre a descoberta de Gliese 832 c

Planeta habitável é encontrado próximo a nosso Sistema Solar

Telescópio Kepler tem nova missão aprovada

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 184 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2011

Nossa mais fantástica e reveladora viagem