DESTAQUE

Empresa promete turismo espacial em balão pressurizado. O primeiro teste acontece em 2021

Por
22 de Junho de 2020
A cápsula Neptune, da Space Perspective
Créditos: Sparce Perspective

Cada vez mais o espaço se torna o destino do futuro para quem pode pagar pelo luxo de ver nosso lindo e redondo planeta azul do espaço. Essa visão, que além de ser de uma beleza espetacular, parece provocar um efeito psicológico profundo nas pessoas que podem desfrutá-la.

 Em 1873, o escritor francês Jules Verne publicou seu livro A Volta ao Mundo em 80 Dias, contando a história de um cavalheiro inglês que, como indica o título da obra, deu a volta ao mundo em 80 dias em um balão. Se fosse vivo, talvez Verne repensasse sua história e a escrevesse de outra forma.

Isso porque, se tudo der certo, todos poderemos não dar a volta ao mundo, mas sair dele em um balão. Essa, ao menos é a promessa de uma novíssima empresa chamada Space Perspective, que anunciou na quinta-feira, dia 18 de junho, seus planos de transportar passageiros e cargas úteis de pesquisa até o limite do espaço.

Isso será feito com sua nave espacial Neptune, um balão de alto desempenho e cápsula pressurizada.

A empresa de voos espaciais planeja lançar, a partir do icônico Shuttle Landing Facility no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, o primeiro voo de teste não tripulado no início de 2021, que incluirá um conjunto de cargas úteis de pesquisa.

 

Terra, a nossa espaçonave


Turistas fotografam a Terra do espaço. Crédito: Space Perspective

“Estamos comprometidos para fundamentalmente mudar o modo de acesso das pessoas ao espaço”, disse Jane Poynter, fundadora e co-CEO da Space Perspective.

Na opinião da empresária, “hoje é mais importante do que nunca que vejamos a Terra como um planeta, que é uma espaçonave para toda a humanidade e para nossa biosfera”.

Mas, como tudo tem um custo, essa poética visão da Terra como uma espaçonave para todos nós custará algo em torno de USD 125.000,00 e, se tudo der certo, deverá estar disponível a partir de 2024. A empresa pretende realizar 500 missões até o final desta década.

A cápsula tripulável da Space Perspective chamada Spaceship Neptune, será capaz de transportar até oito passageiros e um piloto. A subida acontece com um balão de hidrogênio, o que torna a viagem mais barata do que outras propostas de turismo espacial.   

Além de ver a Terra do alto, o passeio no balão também permitirá que turistas observem o planeta Netuno no céu noturno, depois de duas horas de subida. Cientistas também poderão aproveitar a viagem para a realização de experimentos.

Quem estiver por lá, admirará a bela vista através de janelas parabólicas que vão do chão ao teto da cápsula, que também conta com uma cúpula de vidro no topo. Jules Verne ficarão orgulhoso.

Fonte: Space Perspective, Canaltech

Veja, abaixo, o vídeo demonstrativo do voo:

Já está no ar a Edição 273 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2019

Portais Dimensionais