DESTAQUE

Empresa privada enviará missão para encontrar vida em Vênus

Por
15 de Dezembro de 2021
Será que finalmente teremos comprovação de vida em Vênus?
Créditos: NASA

Uma empresa privada dos Estados Unidos enviará uma missão a Vênus a fim de procurar vestígios de vida nela, relata o MIT News. Com vários robôs pousados e uma missão definida para devolver amostras à Terra, Marte dominou a busca por vida no sistema solar por décadas. Mas Vênus tem alguma atenção renovada vindo em sua direção.

Um novo relatório, publicado por um grupo de cientistas liderado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), descreve o plano científico e a justificativa para uma série de missões privadas diversificadas em busca de sinais de vida na atmosfera superácida do segundo planeta a partir do Sol. Eles envolvem o lançamento de pequenas espaçonaves de baixo custo para detectar vida em Vênus.

Uma das autoras do novo artigo de pesquisa, Sarah Seeger, está confiante de que essa missão orçamentária se tornará uma maneira mais rápida de desenvolver a ciência espacial. A primeira das missões deve ser lançada em 2023 sob a gestão e financiamento do Rocket Lab, com sede na Califórnia.

O foguete Electron da empresa enviará uma sonda de 22Kg a bordo de sua espaçonave Photon para uma viagem de cinco meses, cobrindo 60 milhões de quilômetros até Vênus, encerrando com um voo de três minutos através das nuvens do planeta. Usando um laser projetado especificamente para a missão, a sonda procurará detectar sinais de que um processo químico complexo está ocorrendo nas gotículas que encontra quando brevemente imerso na névoa.


A professora Sarah Seeger está muito entusiasmada e confiante de que a missão será um sucesso.
Fonte: venuscloudlife.com

Fluorescência ou impurezas encontradas nas gotículas podem indicar que partes da atmosfera de Vênus podem ser habitáveis. Os especialistas liderados por Sarah Seeger estão convencidos da importância de estudar Vênus. Várias anomalias químicas em Vênus levam os cientistas a pensar que a vida poderia existir ali de uma forma ou de outra.

Mas o que quer que seja encontrado na missão 2023, uma outra missão já está planejada para 2026. Esta sonda incluirá uma carga útil maior com um balão que pode passar mais tempo nas nuvens de Vênus e conduzir experimentos mais extensos. Como resultado desta missão, uma amostra encontrada em sua atmosfera pode ser enviada para a Terra.

Fonte

Já está no ar a Edição 285 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2021

Quando eles são hostis aos humanos