DESTAQUE

Earthrise: a fotografia que mudou a forma como víamos o mundo

Por
20 de Novembro de 2018
Earthrise: primeira foto da Terra clicada na Lua.
Créditos: NASA/ Wlliam Anders

Em 21 de dezembro de 1968, a Apollo 8 foi lançada do Centro Espacial Kennedy em Merritt Island, nos Estados Unidos. Os astronautas da equipe - Frank Borman, Bill Anders e James Lovell - foram os primeiros humanos a escapar da órbita da Terra, se aventurando a mais de 400 mil km da sua frente. 

A missão tripulada tinha um objetivo: "Dar a volta à Lua e voltar vivo", lembra o astronauta Bill Anders no novo documentário Earthrise, dirigido por Emmanuel Vaughan-Lee . “Havia essencialmente zero interesse em imagens da Terra do espaço. Foi apenas mais uma coisa para desviar a equipe de completar a missão.”

Porém, a missão era orbitar a Lua e também testar a viabilidade de um futuro pouso. A NASA estava focada em chegar à Lua e derrotar a União Soviética na corrida espacial; tudo o mais, incluindo a fotografia, era secundário. 

A jornada de Carl Sagan não foi assim.

Tudo mudou, no entanto, quando os astronautas viram pela primeira vez o planeta azul do espaço. "Parecia a única coisa em todo o universo", diz Frank Borman, outro astronauta da equipe, no filme. "Todo esse vazio de tinta preta e a Terra estavam lá com esse lindo tom azul - o mármore azul." Mais tarde, na missão, quando a espaçonave se instalou na órbita lunar, a Terra pareceu se elevar sobre o horizonte incolor da Lua. 

Ainda durante sua órbita lunar, a tripulação emergiu do lado escuro da Lua para ver a Terra se elevando diante deles sobre o horizonte lunar. Anders tirou uma foto de 70 mm, que mais tarde foi chamada de Earthrise. O astronauta se esforçou para capturar a imagem, produzindo a primeira fotografia colorida tirada da Terra da Lua. Tornou-se uma das fotografias mais conhecidas da história.

A icônica fotografia Earthrise mudou a visão da exploração espacial de uma que deixa a Terra para trás, para uma que se maravilha na rara magnificência e beleza do nosso planeta natal. Ela introduziu uma consciência coletiva da Terra como um todo, transcendendo fronteiras e fronteiras, e passou a ser usada por muitos para instilar um senso de maravilhamento, admiração e conforto em relação ao planeta. Foi uma inspiração natural para a criação do Dia da Terra e, posteriormente, para o movimento ambiental como um todo.

A primeira fotografia colorida da Terra "capturou uma perspectiva do nosso planeta nunca antes vista e levou a uma mudança coletiva na consciência - uma que viu a Terra como parte de um todo interconectado", disse Vaughan-Lee. “Eu queria conhecer a história por trás da fotografia ... para saber como os primeiros seres humanos puderam ver e experimentar a Terra do espaço. A fotografia mantém a experiência dos astronautas dentro dela.

O documentário apresenta entrevistas com Anders, Borman e Jim Lovell - agora no final dos anos 80 e início dos anos 90 - em que os astronautas da Apollo 8 relembram o puro temor que experimentaram depois de deixar a Terra pela primeira vez. Suas vozes são ouvidas sobre imagens e imagens raramente antes vistas.

“Os astronautas foram incrivelmente honestos e abertos comigo”, disse Vaughan-Lee. “Eles se lembravam de tudo com tanta clareza e a maneira como descreviam os eventos e sua experiência faziam com que você se sentisse como se estivesse na jornada com eles. Você podia sentir em suas palavras o profundo impacto que teve em suas vidas e como essa experiência fez uma marca profunda não apenas em suas memórias, mas em suas almas .”

Este filme apareceu originalmente na série Op-Docs do New York Times. www.earthrisefilm.com

Assista ao documentário aqui:

Fonte: NYTimes, Canal João Marcelo, Tunguska Legendas.

UFO captado por câmera de segurança em Clube de Pesca na Argentina

Há uma galáxia fantasma escondida ao lado da Via Láctea

Um livro de referência sobre UFOs acompanha todos os avistamentos nos EUA

Astronauta capta rara luminescência laranja em volta da Terra

Harvard e SETI respondem à mídia mundial sobre objeto interestelar Oumuamua

Diversos pilotos comerciais relatam, ao mesmo tempo, UFO no céu da Irlanda

Google Mars: explore toda a superfície de Marte sem sair de casa

Caminhoneiros avistam UFO em estrada de Durazno, no Uruguai

Já está no ar a Edição 262 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2018

As abduções que ocorrem em família