DESTAQUE

Documentos ufológicos da CIA são destaque na imprensa

Por
27 de Agosto de 2016
Governos, órgãos de inteligência e instituições militares ainda mantém muitos segredos quanto às visitas alienígenas a nosso planeta
Créditos: Revista UFO

O site da Revista Galileu, no último 19 de agosto, noticiou uma grande liberação de documentação por parte da Agência Central de Inteligência (CIA). São várias centenas de páginas de documentação e os responsáveis pela liberação ainda separaram os casos naqueles mais espetaculares e estranhos, que seriam os preferidos pelo agente do FBI Fox Mulder, da série Arquivo-X. Outras ocorrências, analisadas sob uma ótica mais fria e detalhista, são apontados como os que a parceira de Mulder nos Arquivos-X, Dana Scully, se encarregaria de analisar.

Na matéria, fartamente divulgada na internet e compartilhada pelas redes sociais, está destacado um caso ocorrido na Alemanha Oriental em 1952, descrito como: "O lado do objeto de onde os buracos se abriram começaram a brilhar. A cor parecia verde, mas depois foi se transformando em vermelho. Ao mesmo tempo, comecei a ouvir um ligeiro zumbido. Enquanto o brilho e o barulho aumentavam, uma torre em forma de cone começou a deslizar da parte de baixo do objeto. Ele então começou a subir lentamente e a girar como um pião".

A Revista Galileu sem dúvida prestou um bom serviço à pesquisa ufológica, apontando inclusive as dicas publicadas pela CIA para investigar relatos ufológicos, apontando que se deve formar um grupo com objetivos definidos, criar um método para desenvolver e organizar relatórios, diferenciar casos de UFOs de outros envolvendo aeronaves, conduzir experimentos e usar de ceticismo, questionando sempre. Porém, a Revista UFO já havia publicado essas informações no início deste ano (confira nos links abaixo) quando as informações foram de fato divulgadas. A CIA publicou como exemplo de investigação científica um caso ufológico o famoso Caso Socorro, protagonizado pelo policial Lonnie Zamora em 24 de abril de 1964, um dos grandes clássicos da Ufologia Mundial.

APROVEITANDO O RETORNO DE UM GRANDE SUCESSO DA TELEVISÃO MUNDIAL

crédito: CIA
UFOs em Sheffild em 1962, caso que consta da documentação liberada
UFOs em Sheffild em 1962, caso que consta da documentação liberada

Sem dúvida, a liberação de documentação tão contundente por parte da CIA em janeiro teve como objetivo aproveitar o renovado interesse na matéria graças ao retorno de Arquivo-X com histórias inéditas. Esses seis novos episódios do seriado foram um sucesso absoluto, que inclusive levou o canal Fox a garantir a realização de mais episódios, que devem começar a ser gravados ainda este ano. Um dos trechos mais surpreendentes da documentação da agência diz o seguinte: "Um dos membros do painel, em sua apresentação, mostrou como foi eliminada cada causa conhecida e provável de avistamentos, deixando a hipótese extraterrestre como a única explicação em vários casos".

O documento prossegue: "Sua experiência como engenheiro aeronáutico e oficial da Inteligência Técnica não pode ser minimizada. Contudo, o painel não pôde aceitar qualquer dos casos mencionados por ele, pois eram informes incompletos e não avaliados". Outra informação já divulgada na época pela Revista UFO foram as palavras de Gerald K. Haines, Chefe Historiador da CIA, apontando como a agência teve um grande interesse nos UFOs no início dos anos 50. Desde então, de acordo com ele, a atenção dedicada ao fenômeno tem sido somente periférica. A razão pela surpreendente divulgação de documentos ufológicos da CIA permanece desconhecida. Quanto à tardia matéria da Revista Galileu, teve o grande mérito de mostrar a seriedade da investigação ufológica, uma vez que até mesmo a principal agência de Inteligência da nação mais poderosa da Terra tem documentos de elevado grau de credibilidade a respeito.

crédito: CIA
A agência de Inteligência norte-americana postou esta imagem no Twitter com suas dicas de iinvestigação ufológica
A agência de Inteligência norte-americana postou esta imagem no Twitter com suas dicas de investigação ufológica

Confira os arquivos liberados pela CIA

O papel da CIA no estudo dos UFOs, de 1947 a 1990

As dicas da CIA para investigar casos ufológicos

CIA indica como investigar casos de discos voadores

CIA libera documentos ufológicos

Governo Brasileiro libera um dos mais importantes documentos secretos sobre UFOs até agora

Ministério da Defesa e ufólogos acertam canal de comunicação inédito no mundo

Brasil já teve um órgão oficial para pesquisar OVNIs

Organograma do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani)

Novos fatos sobre o Sioani

Saiba mais:

Livro: Quedas de UFOs II

crédito: Revista UFO
Quedas de UFOs II
Quedas de UFOs II

Já sabemos que os polêmicos discos voadores são espaçonaves procedentes de planetas mais desenvolvidos do universo, construídos por civilizações extraterrestres com o emprego de uma tecnologia ainda desconhecida e muito mais avançada do que a nossa. Mas, apesar de tamanho avanço tecnológico, estas máquinas parecem não ser infalíveis e em diversas situações já foram vistas apresentando defeitos durante seu voo e até mesmo acidentando-se em solo terrestre, levando à morte seus ocupantes alienígenas. Este livro é a segunda edição do trabalho do coeditor da Revista UFO Thiago Luiz Ticchetti sobre tais impressionantes ocorrências.

DVD: UFOs e ETs na Amazonia

Já está no ar a Edição 233 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2016

Uma tragédia cósmica

UPDATED CACHE