DESTAQUE

Documento da NSA comprova o interesse da agência sobre os UFOs

Por
26 de Janeiro de 2017
O súbito aparecimento de um UFO, um fenômeno que pode ser traumático e poucos conseguem descrever objetivamente
Créditos: Revista UFO

O pesquisador Jack Brewer, do blog UFO Trail, analisou alguns documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA), apontando certos fatos interessantes. Um deles é o fato de documentos da agência terem sido discutidos na revista cética The Skeptics UFO Newsletter, volume 43, de janeiro de 1997. Disponibilizada online e nos links abaixo, a edição traz textos assinados pelo falecido Philip J. Klass discutindo alguns documentos então recentemente liberados, graças a processos movidos pelo grupo Cidadãos Contra o Sigilo aos UFOs (CAUS). Klass não apenas escreveu sobre os documentos, como buscou identificar seu autor, suspeitando que fosse Tom Deuley.

Tom Deuley foi diretor da Rede Mútua de UFOs (Mufon) por muito tempo, e é conhecido que também foi funcionário da NSA. Brewer comenta que é quase certo que boa parte das informações contidas no documento foram compiladas por ele, mas até onde foi o envolvimento de Deuley com a agência, e o que isso significa para a comunidade ufológica, Jack Brewer não chegou a discutir. O fato é que ele analisou um documento da NSA, cujo título em inglês é UFO's and the Intelligence Community Blind Spot to Surprise or Deceptive Data, que pode também ser conferido nos links abaixo. O cético Klass igualmente discutir esse arquivo em sua revista.

O documento não tem seu autor identificado, prática comum da agência, e começa com a seguinte afirmação: "As implicações do Fenômeno UFO vão muito além do fenômeno particular em si". Depois prossegue: "Ataque de surpresa é um ingrediente básico do sucesso militar, pois explora uma vulnerabilidade humana: a inabilidade de muitas pessoas de objetivamente processar e avaliar dados muito incomuns e reagir a eles de maneira efetiva". O documento prossegue mencionando o celebrado Jacques Vallee, apontando que a resposta humana a observações de fenômenos incomuns é previsível e pode ser analisada de forma gráfica. Por meio desse tipo de análise os peritos chegaram à conclusão de que, diante da estranheza de um avistamento de UFO, a estrutura psicológica de uma pessoa sofre um impacto comparável a testemunhas um assassinato brutal.

IDENTIFICANDO AS MELHORES TESTEMUNHAS

O documento prossegue, analisando condições como traumas e amnésia, e um índice de estranheza, a fim de permitir estimar se uma pessoa concordará discutir suas experiências com outras, comparado à extensão da estranheza da experiência. O estudo aponta que, quanto mais estranho um incidente, menos pessoas terão vontade de discuti-lo, indicando que testemunhas se mostram pouco dispostas a falar conforme o evento que testemunharam se mostrou mais traumático ou mentalmente paralisante. O documento termina apontando que a resposta humana ao perceber fenômenos incomuns pode ser um problema, particularmente no meio militar. Assim faz recomendações para que os métodos de análise sejam aperfeiçoados, indentificando as pessoas que são menos afetadas por fenômenos estranhos, e capazes de transmitir informações de maneira mais objetiva.

Leia o documento da NSA

Confira o número 43 da The Skeptics UFO Newsletter

Documento da NSA estuda como decifrar uma mensagem alienígena

Arquivo da CIA com importante avistamento de UFO é encontrado

UFO foi captado por radar pela RAF, afirma testemunha militar

Documento da CIA descreve importante avistamento ocorrido em Barcelona

Documentos ufológicos da CIA são destaque na imprensa

Documento da NSA revela interesse de agências de Inteligência nos UFOs

Saiba mais:

Livro: MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

crédito: Revista UFO
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

Há um mistério que acompanha a Ufologia desde o início da Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, e que ainda resta ser decifrado. São os chamados homens de preto, também conhecidos como MIBs, do inglês men in black. Eles vêm há décadas surgindo em cenários de ocorrências ufológicas, muitas vezes apenas observando e noutras abordando com energia tanto testemunhas quanto pesquisadores destes fatos. MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto disseca o assunto como nenhuma obra antes, e o faz sob o comando de um dos maiores especialistas no tema em todo o mundo, o ufólogo inglês naturalizado norte-americano Nick Redfern.

DVD: Hangar 18: Arquivos Secretos

Já está no ar a Edição 229 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2015

Sim, eles também falham e caem

UPDATED CACHE