DESTAQUE

Documento da CIA descreve importante avistamento ocorrido em Barcelona

Por
07 de Setembro de 2016
Documento da CIA resgata caso ocorrido em Barcelona, Espanha
Créditos: Revista UFO

Em 21 de maio de 1952 Barcelona, na Espanha, se preparava para a Conferência Internacional Eucarística, e a preocupação recaía sobre as condições meteorológicas na região, que poderia atrasar a chegada de autoridades. O jornalista Valentín Garcia passava pela então Avenida de Jose Antonio, hoje Gran Via de les Cortes Catalanes, a caminho do jornal onde trabalhava, e ao observar o céu para conferir o clima, percebeu algo muito estranho.

Conforme ele descreveu: "Observei um estranho objeto voando em alta velocidade, vindo da direção do Aeroporto Prat a uma altura que estimei em 2.000 metros, deixando uma trilha de fumaça no céu". O jornalista se dirigiu rapidamente ao jornal, além de realizar uma rápida investigação e descobrindo que os aeroportos El Prat e Sabadell desconheciam qualquer aeronave percorrendo aquela rota. Garcia afirma que o UFO não se parecia com um clássico disco voador e não brilhava nem emitia luzes.

O documento da Agência Central de Inteligência (CIA), aponta que no depoimento Valentín Garcia afirmou que outras pessoas testemunharam a ocorrência no escritório do jornal, porém viram somente a fumaça e não o objeto. Outro ponto descrito no arquivo descreve como o UFO, passando sobre Badalona, parou de emitir fumaça e simplesmente desapareceu por alguns segundos. O objeto reapareu novamente quilômetros adiante, e os telefones do jornal passaram a tocar várias vezes naquele dia, com as pessoas descrevendo o mesmo UFO visto primeiro por Garcia. Existe nos arquivos liberados referência a uma foto, obtida por Francisco Andreu e na qual o UFO exibe uma faixa diagonal, porém aparentemente a imagem permanece classificada. Porém afirma-se que a foto foi obtida em 17 de maio e não no dia 21, data da ocorrência. Alguns atribuem esse fato a um erro, mas mesmo assim o caso merece destaque, pois a atenção da CIA para o mesmo foi chamada graças ao relato de um jornalista.

crédito: CIA
O documento da CIA relatando o caso ocorrido em Barcelona em 1952
O documento da CIA relatando o caso ocorrido em Barcelona em 1952

Documento da NSA descreve três avistamentos de UFOs

Pouso de disco voador que não ocorreu em 1980 é tema de documentário

CIA libera documentos ufológicos

Ex-oficial da CIA fala sobre quedas de UFOs

Documentos ufológicos da CIA são destaque na imprensa

Pilotos comerciais temem os UFOs

Como a CIA influenciou Hollywood a usar os discos voadores nas telas

Agência Federal de Aviação acusada de adulterar gravação de UFO

Saiba mais:

Livro: MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

crédito: Revista UFO
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

Há um mistério que acompanha a Ufologia desde o início da Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, e que ainda resta ser decifrado. São os chamados homens de preto, também conhecidos como MIBs, do inglês men in black. Eles vêm há décadas surgindo em cenários de ocorrências ufológicas, muitas vezes apenas observando e noutras abordando com energia tanto testemunhas quanto pesquisadores destes fatos. MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto disseca o assunto como nenhuma obra antes, e o faz sob o comando de um dos maiores especialistas no tema em todo o mundo, o ufólogo inglês naturalizado norte-americano Nick Redfern.

DVD: Hangar 18: Arquivos Secretos

Já está no ar a Edição 233 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2016

Uma tragédia cósmica