DESTAQUE

Divulgado mapa do Universo em seu período inicial com milhares de novas galáxias

Por
05 de Abril de 2018
A área da constelação Sextans foi o alvo do estudo
Créditos: ESO

Foi divulgado um novo mapa do Universo em seus princípios, obtido por cientistas da Universidade Lancaster no Reino Unido. Eles utilizaram o Telescópio Subaru no Havaí e o Telescópio Isaac Newton nas Ilhas Canárias a fim de perscrutar o jovem Universo em 16 diferentes épocas, entre 11 bilhões e 13 bilhões de anos atrás. A luz de galáxias tão distantes começou sua viagem até nos alcançar a bilhões de anos, e devido á expansão do Universo, a frequência dessa luz é alterada, ficando mais vermelha conforme a galáxia está mais distante.

Esse é o desvio para o vermelho, que permite calcular a distância e portanto a idade desses conjuntos de estrelas distantes. Utilizando 16 filtros especiais, os cientistas conseguiram fotografar galáxias nessas 16 épocas alvo. Dessa forma, foi criado o maior e mais detalhado mapa 3D do princípio do Universo, e graças ao estudo foram localizadas quase 4.000 novas galáxias, algumas delas evoluindo para se tornarem grandes ilhas cósmicas com centenas de bilhões de estrelas, como nossa Via Láctea. As observações mostraram que essas galáxias, na época em que foram observadas, estavam passando por acelerados processos de formação de novas estrelas, em ritmo descrito como explosivo pelos cientistas responsáveis pelo estudo. Nossa galáxia, por sua vez, produz estrelas em ritmo mais estável.

Os sóis daquela remota época eram também de cor mais azulada e mais quentes que a maioria das estrelas hoje, e mais pobres em metais. Os elementos mais pesados são produzidos pelas maiores estrelas, e como a época observada era o início do Universo, muitos elementos não haviam sido produzidos ainda em número suficiente. Os cientistas comentam que o estudo pode auxiliar a pesquisa sobre a formação e evolução de galáxias, e que as observadas naquela época eram muito compactas e literalmente explodindo com a formação de novas estrelas em ritmo acelerado. Comentou-se que esses são exemplos sobre como pode ter sido a aparência da Via Láctea entre 10 e 13 bilhões de anos atrás. A maioria das que compõem o mapa têm aproximadamente 3.000 anos-luz, enquanto nossa galáxia é cerca de 30 vezes maior. O estudo foi publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

crédito: D. Sobral
A distribuição de galáxias no mapa produzido pelo estudo
A distribuição de galáxias no mapa produzido pelo estudo

Visite o site do Monthly Notices of the Royal Astronomical Society

Divulgado mais completo mapa de nossa galáxia já obtido

Projeto Breakthrough Listen capta 15 misteriosos sinais de galáxia distante

Cientistas enviam mensagem para possíveis alienígenas em sistema a 12 anos-luz de distância

Luz e ondas gravitacionais são captadas a partir da fusão de estrelas de nêutrons

Telescópios da NASA captam galáxias do princípio do Universo

Cientistas afirmam que civilizações alienígenas avançadas já existiram

Telescópio Hubble obtém imagem distante de milhares de galáxias

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos

UPDATED CACHE