DESTAQUE

Descobertos três planetas próximos que podem abrigar vida

Por
29 de Junho de 2020
Sistema planetário alienígena
Créditos: CNN

A ciência continua procurando sem descanso por mundos que tenham condições para abrigar vida para então estudá-los com mais vagar. Teriam os alienígenas feito o mesmo com a Terra?

Três planetas potencialmente rochosos, como a Terra, foram avistados ao redor de uma estrela localizada relativamente perto de nosso sistema solar, formando um sistema planetário que oferece aos astrônomos possibilidades intrigantes na busca por sinais de vida extraterrestre.

Os corpos celestes orbitam Gliese 887, uma chamada estrela anã vermelha com metade da massa do Sol localizada 11 anos-luz da Terra — nosso quintal em termos cósmicos, disseram pesquisadores nesta sexta-feira (26). Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, 9,5 trilhões de quilômetros.

Apenas 12 outras estrelas estão mais próximas do nosso sistema solar.

 

Três mundos, mas há vida?


Superterras do sistema Gliese em comparação com nosso planeta
Crédito: UPR Arecibo

Dois planetas foram definitivamente identificados, um que completa uma volta ao redor de Gliese 887 a cada nove dias e o outro a cada 21 dias. Um deles está situado exatamente dentro da chamada zona habitável, ou zona Goldlocks, ao redor da estrela — nem muito quente nem muito frio, talvez capaz de manter a água líquida na superfície e abrigar vida.

Um terceiro planeta em potencial que completa a órbita a cada 50 dias está localizado na zona habitável, mas ainda precisa de confirmação adicional.

"Eles são planetas superterras, o que significa que eles têm mais massa do que a Terra e espera-se que também tenham um núcleo sólido, o que não ocorre com os grandes gigantes de gás como Júpiter e Saturno", disse a astrônoma Sandra Jeffers, da Universidade de Göttingen, na Alemanha, principal autora da pesquisa publicada esta semana na revista Science.

"Os planetas recém-detectados são as melhores possibilidades, entre todos os planetas conhecidos nas proximidades do Sol, para ver ter atmosferas e estudá-los em detalhes", acrescentou Sandra.

 

Fonte: CNN

Assista abaixo um incríveldocumentário sobre o assunto:

Já está no ar a Edição 276 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2020

A Ufologia e seus demônios