DESTAQUE

Descoberta potencial de uma superterra em Alfa Centauri

Por
17 de Janeiro de 2020
Concepção artística sobre novos planetas
Créditos: CNN

Em 2016, os astrônomos encontraram um planeta potencialmente habitável chamado Proxima b em torno da estrela Proxima Centauri, que fica a apenas 4,2 anos-luz da Terra, uma distância irrisória em termos astronômicos. Agora, os pesquisadores rastrearam um segundo sinal que eles acreditam pertencer a uma superterra orbitando a mesma estrela, aumentando o interesse neste sistema planetário vizinho e em seu potencial.

Proxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso Sol,  é uma estrela anã vermelha de baixa massa, conhecida como anã da classe M. A estrela está em um sistema estelar triplo conhecido como Alfa Centauri, que inclui o par binário Alfa Centauri AB. Todas essas estrelas estão na Constelação do Centauro.

O planeta recém-descoberto, batizado de Proxima c, é provavelmente uma superterra com massa maior do que a Terra. Os pesquisadores estimam que ele complete sua órbita a cada 5,2 anos terrestres. O primeiro planeta encontrado – Proxima b – é seis vezes menor e está 30 vezes mais próximo de sua estrela. Ele tem 1,3 vezes o tamanho da Terra e orbita sua estrela a cada 11,2 dias. Mesmo assim, possui temperatura adequada para água líquida, já que Proxima Centauri é mais fria do que nossa estrela, o Sol.

                                                          

Constelação do Centauro Crédito: ESA

Proxima c é intrigante porque os estudos revelam que planetas de baixa massa se formam em torno de estrelas de baixa massa. E Proxima c vira a teoria da formação de superterras de cabeça para baixo.  Está além da linha de neve do sistema, o que sugere que qualquer água no planeta estaria congelada. As superterras normalmente se formam perto da linha de neve, mas não além dela.

Dentro da Ufologia, Alpha Centauri é citado por muitos contatados e abduzidos como sendo o local de origem dos alienígenas com quem tiveram contato. A primeira vez que o sistema figurou em relatos ufológicos foi em 1952, em um livro chamado I Rode a Flying Saucer [Eu Viajei em um Disco Voador, New Age Publishing, 1952], escrito por George Van Tassel.

                                                         

Livro I Rode a Flying Saucer, de 1952

Já está no ar a Edição 266 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2019

Fomos visitados