DESTAQUE

Cosmos IX ? Mais um marco que entra para a história

Por
12 de Agosto de 2010
Gener Silva desde 2002 tem atuado regularmente como responsável e coordenador geral do Cosmos, levando um público acima do estimado
Créditos: Paulo Aníbal

O evento Cosmos IX, realizado de 26 a 30 de julho, foi um grande sucesso cultural no município de Araçatuba, reunindo em um só lugar astrônomos e ufólogos de grande atuação no Brasil. O Cosmos foi idealizado pelo Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE), em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), o Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio) e com o apoio da Revista UFO e da Prefeitura Municipal de Araçatuba.

Cosmos teve cobertura completa do jornal Folha da Região, do programa de TV Cidade Aberta e do programa Conexão Repórter, do SBT, inclusive com entrevistas feitas pelo jornalista Roberto Cabrini, editor e apresentador do referido programa, principalmente no contexto da liberação de documentos oficiais pelo Ministério da Defesa.

No primeiro dia do evento o professor Walmir Thomazi apresentou o tema Astronomia Cultural: Cada Povo vê um Céu, comparando a observação celeste entre diferentes culturas, com o objetivo de entender o seu significado e do universo. Depois o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Roberto Boczko, ministrou a palestra AstroBobagens: Erros de Astronomia nos Livros Didáticos, expondo ao público os erros mais comuns nos livros didáticos, tal como suas correções.

No segundo dia Paulo Gomes Varella apresentou Impacto Profundo, mostrando a real possibilidade de corpos rochosos do espaço se chocar com o planeta Terra, inclusive com farta apresentação de estudos sobre os corpos que mais se aproximam da Terra e os possíveis efeitos resultantes de uma colisão. Em seguida o astrônomo Carlos A. Wuensche, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com o tema Astrobiologia: A Vida no Contexto Cósmico, exemplificou todos os esforços da ciência na busca de possíveis sinais de vida e inteligência extraterrestres.

Dia 28 de julho teve início o debate ufológico do Cosmos com a apresentação de Ricardo Varela Correa, cientista do INPE que desenvolve projetos para experimentos espaciais na divisão de astrofísica, com o tema UFOs – Erros de Interpretação, mostrando os resultados de inúmeras análises de fotos e vídeos que são na realidade erros de interpretação. Posteriormente o ufólogo Fernando de Aragão Ramalho, geógrafo, vice-presidente e secretário executivo da Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres e coordenador da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), apresentou os resultados concretos da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, com mais de quatro mil páginas de documentos públicos referentes a UFOs disponíveis na Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal.

crédito: Arquivo Cosmos
Brigadeiro José Carlos Pereira em sua apresentação
Brigadeiro José Carlos Pereira em sua apresentação

Na quinta-feira, 29 de julho, José Carlos Pereira, tenente-brigadeiro da Reserva da Força Aérea, ex-comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) e do Comando Geral de Operações Aéreas, apresentou o tema Aspectos Militares nas Questões Ufológicas, esclarecendo dados sobre a defesa aérea em todo o mundo, e particularmente no Brasil. Em seguida o editor da Revista UFO A. J. Gevaerd ministrou o tema Círculos Ingleses Chegaram ao Brasil, enfatizando o contexto do seu significado na possibilidade de ser uma forma de comunicação de inteligências cósmicas e suas implicações no contexto ufológico.

No último dia de Cosmos o ufólogo Paulo Aníbal G. Mesquita, biólogo e idealizador do roteiro Ufoturístico de Peruíbe, o primeiro voltado ao tema oficializado no Brasil, apresentou a palestra Ufoturismo - A Nova Fronteira, com detalhada análise das potenciais regiões ufoturísticas no Brasil a fim de incentivar o turismo local e a preservação destas áreas de impactos negativos. Posteriormente, Nelson Granado ministrou Hipnose na Pesquisa Ufológica.

crédito: Arquivo Cosmos
Paulo Aníbal, Roberto Cabrini e Gener Silva
Paulo Aníbal, Roberto Cabrini e Gener Silva

Para finalizar o evento foi realizada uma Festa Cósmica, com telescópios à disposição do público para observação do céu noturno. No pesqueiro foi gravada uma entrevista comandada pelo o jornalista Roberto Cabrini com o brigadeiro Pereira e com o editor da Revista UFO. Após foi realizado um debate com a participação de todos os ufólogos a respeito da casuística ufológica e a liberação de documentos oficiais, com ênfase à Operação Prato, Noite Oficial dos UFOs no Brasil e o caso Varginha.

Vejas algumas entrevistas com os palestrantes acessando nossa galeria de vídeos ou nos links abaixo:

Cosmos IX - Brigadeiro José Carlos Pereira


Cosmos IX - Nelson Vilhena Granado

UPDATED CACHE