DESTAQUE

COSMOS 20 anos: único evento brasileiro que une Astronomia e Ufologia celebra marca histórica

Por
23 de Agosto de 2021
Evento brasileiro de astronomia e ufologia completa 20 anos.
Créditos: COSMOS

Edição comemorativa reforça a missão educativa do Sesc ao estimular a curiosidade, o debate e o senso crítico sobre as grandezas do universo e nossa própria pequenez diante do cosmos.

A astronomia e a ufologia são dois campos de pesquisa permeados por diversas camadas. Enquanto as grandezas da astronomia encantam pesquisadores e amantes da área, os mistérios da ufologia intrigam e também encantam a humanidade há centenas de anos. E por que não unir as duas esferas?

Em Araçatuba, Birigui e região, estas temáticas têm destaque e relevância há 20 anos por meio do COSMOS, projeto idealizado pelo INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Especiais de Araçatuba) e realizado pelo Sesc Birigui desde 2002.

Sendo o único evento brasileiro a unir astronomia e ufologia em sua programação, o projeto propõe uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no universo por meio de palestras, oficinas, bate-papos e intervenções na comunidade.

Em 2021, celebrando duas décadas ininterruptas de trajetória, o COSMOS 20 anos traz uma programação 100% digital com reconhecidos ufólogos e cientistas brasileiros de renome internacional, além de ações educativas que unem os temas centrais do projeto a áreas do conhecimento como as artes visuais, a literatura, o cinema e a educação.

Destaques

Pela segunda vez em formato on-line, em decorrência da pandemia de Covid-19 e dos protocolos de segurança e saúde, a programação do COSMOS 20 anos oferece ao público atividades diversas, divertidas e intrigantes.

Quem nunca quis aprender como são produzidos os efeitos especiais no universo Sci-Fi? O que você pensa sobre a educação cósmica em Montessori? As duas temáticas estarão presentes em oficinas do COSMOS deste ano, que acontecem entre os dias 14 e 25/8.

O tradicional ciclo de palestras também será especial e acontecerá de 23 a 27 de agosto, sempre às 19h30, no Facebook e YouTube do Sesc Birigui. Serão 3 palestras de astronomia e 2 de ufologia, no decorrer na semana.

Destaque para a doutora em astrofísica Angela Olinto, professora reitora da Divisão de Ciências da Universidade de Chicago e colaboradora em diversos projetos da NASA. Em 2021, Angela se tornou membro da Academia Americana de Artes e Ciências, honraria dada a grandes figuras da ciência e da história, como Albert Einstein, Charles Darwin e Nelson Mandela.

Em ufologia, destaque para a palestra de Ademar José Gevaerd, pesquisador, escritor e conferencista no campo da ufologia. Nos anos 80, criou a Revista UFO, hoje a mais antiga publicação sobre o tema no mundo. Participa e realiza eventos importantes de ufologia, como o Fórum Mundial de Ufologia, e ministrou centenas de palestras em todo o Brasil e em mais de 50 países.

O COSMOS 20 anos também terá convidados especiais, que participam com comentários e dúvidas sobre as palestras, entre eles Marcelo Gleiser, renomado físico e professor do Dartmouth College/Estados Unidos, e Thiago Ticchetti, ufólogo, escritor e presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).

A programação comemorativa do evento foi pensada e estruturada para atender a multiplicidade de públicos e vertentes da astronomia e da ufologia abarcadas no COSMOS. Vamos embarcar juntos nessa aventura pelos mistérios do espaço e tudo que permeia seu campo de pesquisa?

Confira a programação especial do COSMOS 20 ANOS:

Ciclo de palestras (23 a 27/8)

Palestra

23/8, segunda, às 19h30

Ao vivo no Facebook e YouTube do Sesc Birigui

Cometas e Asteroides: Viajantes do Espaço

Com Gustavo Rojas

Cometas e asteroides carregam consigo vestígios da história da formação dos planetas. No passado, esses viajantes do espaço foram responsáveis tanto pela vida no nosso planeta, como por extinção em massa de espécies. Nesta palestra será apresentado o que há de mais atual no estudo destes corpos celestes, incluindo os resultados das missões Rosetta e Dawn.

 
Doutor em Astronomia, Gustavo Rojas trabalha desde 2007 na Universidade Federal de São Carlos. Atua como gestor de projetos no Núcleo Interativo de Astronomia, em Lisboa/Portugal, é membro da comissão de imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira e da comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Foi representante brasileiro da rede de divulgação científica do Observatório Europeu do Sul e apresentador do videocast “Céu da Semana”, produzido pela Univesp TV/São Paulo. Consultor científico da série Nostalgia Ciência, escreve o blog “Telescópio” no portal Estadão.com e é colunista da Revista Galileu.

Convidado especial

Marcelo Gleiser

Físico teórico, professor, escritor e colunista do jornal Folha de S.Paulo e da National Public Radio (NPR), Membro da Academia Brasileira de Filosofia e da American Physical Society e autor de best-sellers como A dança do universo (prêmio Jabuti 1998) e O fim da terra e do céu (prêmio Jabuti 2002), traduzidos para diversos idiomas. Professor de física e astronomia na Dartmouth College nos Estados Unidos desde 1991, recebeu o prêmio Presidential Faculty Fellows Award, da Casa Branca, por sua dedicação à pesquisa e ao ensino.

Palestra

24/8, terça, às 19h30

Ao vivo no Facebook e YouTube do Sesc Birigui

UFOS: 75 anos de silêncio sendo vencido

Com Ademar José Gevaerd

Abordará as recentes discussões que envolvem o Pentágono e a Secretaria de Defesa dos Estados Unidos no que tange à revelação de documentos antes secretos sobre objetos voadores não identificados.

 
Ademar José Gevaerd é pesquisador, escritor e conferencista no campo da ufologia. Nos anos 80 criou a Revista UFO, hoje a mais antiga publicação sobre o tema no mundo. Participa e realiza eventos de ufologia com destaque para as séries Fórum Mundial de Ufologia, Fórum Mundial de Contatados e Congresso Brasileiro de Ufologia. Realizou centenas de palestras em todo o Brasil e em mais de 50 países

Convidado especial

Thiago Ticchetti

Ufólogo, escritor e presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). É coeditor da Revista UFO desde 1997, atuando como coordenador internacional da publicação. Autor de 13 livros no campo da ufologia, foi o primeiro e único pesquisador brasileiro a ter artigos publicados pela revista inglesa UFO Matrix. Diretor Nacional da MUFON no Brasil e Pesquisador de Campo certificado por essa que é uma das maiores e mais antigas organizações investigativas dos Estados Unidos sobre a questão dos UFOS.

Palestra

25/8, quarta, às 19h30

Ao vivo no Facebook e YouTube do Sesc Birigui

O trabalho coletivo na astronomia

Com Vivian Miranda

A astrofísica irá comentar sobre sua trajetória como cientista e a pesquisa de pós-doutorado em cosmologia, relatando como é o trabalho coletivo entre cientistas para a construção de satélites espaciais para a agência da NASA.

 
Vivian Miranda estuda cosmologia - a ciência da Universo em larga escala - como pesquisadora científica na Universidade do Arizona. Doutora em astronomia e astrofísica pela Universidade de Chicago, trabalhou seis anos em estágio de pós-doutorado nas Universidades da Pensilvânia e do Arizona.

Vivian investiga como as teorias da inflação cósmica e da energia escura podem ser testadas com os dados de observações do Dark Energy Survey, do futuro Observatório Rubin, telescópio em construção no Chile, e do telescópio espacial Roman, da Nasa. Em 2021, irá se integrar à Universidade Stony Brook em Nova York como professora assistente.

Convidado especial

Alex Oliveira

Docente na Escola Sesc de Ensino Médio, Alex é Doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional, com estágio de doutorado sanduíche no Observatoire de Paris-Meudon, França. Especialização MBA em Educação Moderna (PUCRS) e em Gestão Escolar (USP/ESALQ). Ampla experiência observacional em diversos observatórios incluindo o ESO (European Southern Observatory), no Chile. Trabalha com criação de materiais didáticos em física e outras metodologias de estímulo à divulgação científica.

Palestra

26/8, quinta, às 19h30

Ao vivo no Facebook e YouTube do Sesc Birigui

Agroglifos: Degraus para o Contato

Com Newton Rampasso

A palestra apresenta o que são, quando e onde surgiram os Crop Circles, também conhecidos como agroglifos. Serão abordadas formas de estudo do fenômeno no campo da ufologia e principais casos relatados.

 
Newton Rampasso Estudou astronomia e, após obter licença de piloto, em 1991, se estabeleceu na Inglaterra. Desde então pesquisa os “Agroglifos”, tendo 30 anos de experiência no campo. É autor do livro “How to Contact Extraterrestrials” (Como Contatar Extraterrestres) e consultor de diversas publicações ufológicas.

Convidado especial

Gener Silva

Ufólogo, pedagogo e ex-professor de matemática. Atualmente é Vice-Presidente da Fecomercio SP, Presidente do Sincomercio/Araçatuba e CDL/Araçatuba. Idealizador do evento Cosmos, é Coeditor da Revista UFO e Membro da CBU - Comissão Brasileira de Ufólogos

Palestra

27/8, sexta, às 19h30

Ao vivo no Facebook e YouTube do Sesc Birigui

20 anos de visões novas do universo

Com Angela Olinto

A astrofísica irá discorrer sobre as principais descobertas e visões dos últimos 20 anos no campo da astronomia.

 
Angela Olinto, cientista e astrofísica, é uma das maiores autoridades mundiais em física de astro-partículas. Doutora em física, atua como professora e reitora da Divisão de Ciências Físicas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Responsável pela pesquisa de diversos projetos em conjunto com a NASA, sendo a principal investigadora da missão espacial Probe Of Extreme Multi-Messenger Astrophysics (POEMMA 2023).

Em 2021 tornou-se membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e da Academia Americana de Artes e Ciências, honraria dada a grandes figuras da ciência e da história, como Albert Einstein, Charles Darwin e Nelson Mandela.

Convidado especial

Larissa Santos

PHD em Astrofísica, cosmóloga e escritora, Larissa Santos é professora do Centro de Gravitação e Cosmologia da Universidade de Yangzhou na China, e especialista na radiação cósmica de fundo. Participa de dois experimentos: o BINGO e o AliCPT. Seu livro “O universo escuro” foi finalista no prêmio Jabuti em 2017. Possui um canal no Youtube e um Instagram que tem como objetivo principal a divulgação científica.

Conteúdos em vídeo:

Intervenção

Mural Urbano

Com Júlia Oliveira (Redcap)

A artista visual Júlia Oliveira ocupará dois murais urbanos (Birigui e Araçatuba) com obras que unem astronomia e ufologia em homenagem aos 20 anos do COSMOS. O trabalho da artista será apresentado ao público em uma entrevista em vídeo publicada nas redes sociais do Sesc Birigui.

Júlia Oliveira, mais conhecida como Redcap, é uma artista visual que vive e trabalha em Araçatuba/SP. Tatuadora e grafiteira, realizou a pintura de diversos murais públicos e privados em Araçatuba e região. Em seu trabalho traz como marca a presença de rostos femininos, plantas, animais, além de cores fortes e impactantes

Vídeo gravado a ser publicado em nossas redes sociais. 

18/7, quarta, 10h

Grátis - Não necessita inscrição

Exposição

Universo Curumim

Com Programa Curumim do Sesc Birigui

As crianças do Programa Curumim do Sesc Birigui foram estimuladas a produzir desenhos que retratem suas visões sobre o universo e formas de existência de vida fora do planeta terra. Os desenhos foram digitalizados e serão expostos em uma galeria no Portal Sesc e também durante a transmissão de palestras.

A partir de 17/08
Grátis - Mostra disponível no Portal Sesc

Vivência

Astronomia em LIBRAS

Com Bruno Xavier

Você sabe quais foram as principais descobertas astronômicas dos últimos 20 anos? Para nos ajudar a responder essa pergunta, o astrônomo amador faz uma retrospectiva em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) dos principais feitos e avanços na área. O conteúdo possui áudio de narração e pode ser acessado por todos os públicos.

Vídeo gravado a ser publicado em nossas redes sociais. 

20/08, sexta, às 15h

Grátis - Não necessita inscrição

Videoaula

Bolo Cósmico

Com Elizabete Sinhorini

Nem que seja “só um bolinho pra não passar em branco”, um aniversário merece ter bolo pra comemorar. Com os 20 anos de Cosmos não poderia ser diferente, por isso, neste vídeo faremos uma receita de bolo de aniversário com uma decoração das galáxias utilizando corantes naturais. 
Vídeo gravado a ser publicado em nossas redes sociais. 

27/8, sexta, às 11h

Grátis - Não necessita inscrição

Serviço

COSMOS 20 ANOS

10 a 27 de agosto

www.sescsp.org.br/cosmos

Imprensa

Marinho Rodrigues

[email protected]

18 99188-0015

Já está no ar a Edição 285 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2021

Quando eles são hostis aos humanos