DESTAQUE

Completaram-se 19 anos desde a queda de misterioso objeto no Chile

Por
09 de Outubro de 2017
As testemunhas do caso ocorrido em 1998 descrevem um objeto em forma de disco que caiu em monte no norte do Chile
Créditos: Arquivo

Considerado por alguns o "Caso Roswell do Chile", a queda de um objeto desconhecido sobre o monte Las Mollacas, situado na região norte do Chile, completou 19 anos recentemente. Em 07 de outubro de 1998 a tarde estava quente quando numerosas testemunhas afirmam terem observado a queda de um objeto de cor prateada contra o monte, próximo a seu cume. A ocorrência gerou uma autêntica romaria à região de difícil acesso, fartamente cobertos pela imprensa chilena na ocasião. Boa parte das testemunhas, além de ufólogos que visitaram a região logo após o fato, descrevem que era comum observar brilhos estranhos no Las Mollacas nos dias imediatamente posteriores ao incidente.

Uma das testemunhas foi Raúl Flores, que disse: "Pude ver o objeto no monte, era parecido com um disco que refletia o Sol com brilho metálico, o vi junto a várias outras pessoas. Nunca havia visto nada parecido". Marco Antonio Gallardo, conhecido comunicador do país, igualmente afirmou ter visto o objeto, dizendo que soltava fumaça, era cilíndrico e com 3 ou 4 metros de diâmetro, com coloração vermelha. Em 09 de outubro alguns civis acompanharam um grupo de Carabineros, vindos de Paihuano, na tentativa de chegar ao local onde caiu o UFO. Não encontraram nada de anormal no lugar de difícil acesso, onde se chegava após seis horas de caminhada.

No dia seguinte, 10 de outubro, mais um grupo de Carabineros fez o trajeto até o local do incidente, desta vez acompanhado por funcionários do Grupo de Operações Especiais (GOPE) vindos de Santiago. O esforço foi tamanho que um dos cavalos usados, de nome Calambrito, morreu, e novamente nada se encontrou na região da suposta queda do UFO. Houve muita especulação a respeito da presença de pessoal do Exército, com caminhões e helicópteros, nas horas imediatamente posteriores ao ocorrido e que chegaram ao local da queda por outro caminho, na parte posterior de Las Mollacas. Uma das possíveis explicações para o caso veio do especialista em fotografia astronômica do observatório de Cerro Tololo, Arturo Gómez, destacando a possibilidade de ter sido um meteoro que explodiu antes de atingir a superfície, espalhando pequenos pedaços pela região.

PEDEM A REABERTURA DO CASO

Juan Castillo, um dos principais ufólogos do Chile e autor de vários artigos e livros sobre o assunto, afirmou que o caso deveria ser aberto para uma investigação mais aprofundada. Ele descreveu rumores de que em uma recente operação militar, chamada Operação Unitas, três drones militares se aproximaram do local da suposta queda em 1989 e um deles caiu sobre o Las Mollacas. Castillo acredita que ainda possam existir vestígios do UFO de 1998 no monte, e critica os pesquisadores que na época poderiam ter se dirigido ao local para investigar e não o fizeram. Os planos de Juan Castillo ainda envolvem um levantamento completo das testemunhas do incidente que ainda vivem na região, e realizar entrevistas com elas a fim de tentar esclarecer o mistério.

Novas teorias apontam a manipulação militar do Caso Roswell

Caso de queda de UFO em Kecksburg pode ter sido solucionado

Novo livro traz impressionantes revelações sobre a queda de um UFO em Roswell

Ex-oficial da CIA fala sobre quedas de UFOs

Documentos governamentais sobre UFOs estão entre os mais requisitados do Arquivo Nacional

Nick Redfern apresenta polêmica teoria sobre Roswell em novo livro

Saiba mais:

Livro: Quedas de UFOs II

crédito: Revista UFO
Quedas de UFOs II
Quedas de UFOs II

Já sabemos que os polêmicos discos voadores são espaçonaves procedentes de planetas mais desenvolvidos do universo, construídos por civilizações extraterrestres com o emprego de uma tecnologia ainda desconhecida e muito mais avançada do que a nossa. Mas, apesar de tamanho avanço tecnológico, estas máquinas parecem não ser infalíveis e em diversas situações já foram vistas apresentando defeitos durante seu voo e até mesmo acidentando-se em solo terrestre, levando à morte seus ocupantes alienígenas. Este livro é a segunda edição do trabalho do coeditor da Revista UFO Thiago Luiz Ticchetti sobre tais impressionantes ocorrências.

DVD: Aliens e a Casa Branca

Já está no ar a Edição 229 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2015

Sim, eles também falham e caem