DESTAQUE

Começaram as filmagens da nova adaptação de A Guerra dos Mundos pela BBC

Por
06 de Abril de 2018
Ilustração de Alvin Correa; nova produção será ambientada na época do livro, entre o final do século XIX e início do XX
Créditos: Arquivo

A Guerra dos Mundos é uma das mais conhecidas obras do escritor britânico e pioneiro da ficção científica Herbert George Wells (21/09/1866-13/08/1946). Sua perturbadora visão de uma invasão marciana, contra a qual se defronta o então poderoso Império Britânico, serviu ainda como crítica social contra as mazelas que Wells enxergava na sociedade de sua época. Publicada em forma seriada pela revista Pearson´s Magazine na Grã-Bretanha, e pela Cosmopolitan nos Estados Unidos em 1897, A Guerra dos Mundos foi lançada pela primeira vez como livro em 1898 pelo editor William Heinemann. Em 1906 foi lançada uma edição de luxo com ilustrações do artista brasileiro Henrique Alvin Corrêa, cujo trabalho era admirado por H. G. Wells.

A primeira adaptação fora das páginas aconteceu em 30 de outubro de 1938, quando aconteceu a célebre transmissão radiofônica produzida por Orson Welles. Apesar do aviso de que se tratava de uma obra de ficção, veiculado no início, muitas pessoas realmente acreditaram que os marcianos estavam atacando, resultando em pânico coletivo e muitos problemas para as autoridades. Welles foi até mesmo convocado para depor no Congresso norte-americano, e a ocorrência levou à criação de normas para as emissoras. Em 1953 foi lançada a primeira adaptação para os cinemas, pela Paramount Pictures, dirigida por Byron Haskin e estrelada por Gene Barry. Steven Spielberg dirigiu a adaptação lançada em 2005 com Tom Cruise no papel principal. Todas estas foram adaptações contemporâneas, e ambientadas nos Estados Unidos.

Porém, a mais nova transposição da obra de H. G. Wells para outra mídia é a primeira a ser realizada em seu país natal. A BBC já iniciou em Liverpool as filmagens da minissérie em três partes A Guerra dos Mundos, que também será a primeira a ser ambientada na Grã Bretanha do final do século XIX, adaptação fiel à história do livro. A história seguirá o casal George (vivido pelo ator Rafe Spall) e Amy (Eleanor Tomlinson) que buscam iniciar uma vida juntos quando subitamente acontece a invasão marciana. Outros nomes confirmados no elenco são Rupert Graves, que viverá Frederick, irmão mais velho de George, e Robert Carlyle, interpretando o astrônomo e cientista Ogilvy. O foco será na luta dos personagens para sobreviver diante do horror provocado pelos invasores alienígenas.

crédito: BBC
Eleanor Tomlinson e Rafe Spall vivem os personagens principais na produção da BBC
Eleanor Tomlinson e Rafe Spall vivem os personagens principais na produção da BBC

ADAPTAÇÃO FIEL DO CLÁSSICO LIVRO

Conforme o diretor Craig Viveiros afirma: "A obra seminal de H. G. Wells já foi adaptada diversas vezes, mas sempre teve uma visão contemporânea e norte-americana". O diretor prossegue: "Esta é a primeira vez em que A Guerra dos Mundos será adaptada para Londres, na Inglaterra, e no período original no qual foi escrita". O roteirista Peter Harness acrescenta: "Esta é a versão da história que eu queria fazer, fiel ao tom e espírito do livro, mas que também tenha um sabor contemporâneo, surpreendente e chocante, uma colisão entre ficção científica, drama de época e horror". O roteiro, conforme anunciado, busca reproduzir o clima do livro, buscando adaptar a história de mais de cem anos para as audiências atuais. A crescente escalada da irresistível invasão dos marcianos, invencíveis diante da então precária tecnologia dos terrestres, dá o tom para a nova adaptação. A minissérie deve estrear na BBC One ainda neste ano.

Visite o site da BBC One

Lançada edição de A Guerra dos Mundos com ilustrações de artista brasileiro

Transmissão histórica de A Guerra dos Mundos completa 75 anos

A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia

Filho do criador de Jornada nas Estrelas discute UFOs e ETs em entrevista

William Shatner lançará livro sobre UFOs e abduções

Saiba mais:

Livro: Infiltrados: O Plano Alienígena para Controlar a Humanidade

crédito: Revista UFO
Infiltrados: O Plano Alienígena para Controlar a Humanidade
Infiltrados: O Plano Alienígena para Controlar a Humanidade

Há décadas os estudiosos do Fenômeno UFO vêm investigando atentamente os casos de abduções. Hoje conhecemos milhares de ocorrências em todo o mundo e sabemos que estes processos tiveram início séculos atrás, milhões de abduzidos na história da Terra. O autor de Infiltrados: o Plano Alienígena para Controlar a Humanidade, o professor da Universidade Temple David Jacobs, Ph.D., entrevistou e pesquisou mais de mil indivíduos que passaram por estas experiências nas mãos de seres provenientes de planetas mais avançados. Sua conclusão é de que há várias raças extraterrestres realizando estes sequestros com o propósito de criar uma espécie híbrida, meio humana, meio alienígena, para viver aqui.

DVD: Eles Estão Entre Nós

Já está no ar a Edição 36 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2005

Ficção Científica e Ufologia: até que ponto uma influencia a outra?