DESTAQUE

Começa a temporada de agroglifos ingleses de 2017

Por
26 de Abril de 2017
O agroglifo de Cherhill White Horse, semelhante a um pêndulo
Créditos: Crop Circle Connector

Com a primavera do hemisfério norte teve início mais uma estação de agroglifos na Inglaterra. Primeiro país a receber esse fenômeno, daí seu nome popular de círculos ingleses, a cada primavera e verão os pesquisadores saem a campo em busca dessas enigmáticas figuras. A primeira de 2017 foi registrada em Cherhill White Horse, Wiltshire, e está sendo chamada de pêndulo. Um círculo maior e mais elaborado, com um desenho redondo em seu interior, é conectado por meio de três sulcos a outro círculo menor. O desenho faz ângulo com o traçado da plantação, dando a alguns a ideia de movimento pendular.

O desenho parece apontar diretamente para um morro próximo, onde está a figura do Cavalo Branco de Cherhill, semelhante a várias outras feitas com giz pelos antigos habitantes da região. Ele tem cerca de 60 por 50 metros de extensão e várias especulações tentam ligá-lo ao agroglifo, descoberto em 16 de abril. Outra teoria, apresentada no site Crop Circle Connector, aponta uma relativa semelhança do agroglifo com o monumento de pedras de Stonehenge, também situado em Wiltshire. Outra hipótese, mais para o lado da anedota, aponta similaridade entre o sinal e o pêndulo visto no filme Alice Através do Espelho, ligando-o ainda a outros agroglifos, encontrados em 15 e 22 de julho do ano passado, e que seriam semelhantes ao desenho do Gato de Cheshire, outro personagem do romance de Lewis Carrol.

Em 18 de abril outro agroglifo, menor que o anterior, foi encontrado em Tarlton Down, Gloucestershire. Este sinal é importante, pois o campo de flores da espécie colza amarela não estava danificado por ação humana antes de a figura ser encontrada, tornando remota a possibilidade de ser obra dos famigerados circle makers, os fazedores de círculos. Além disso, seu círculo principal mostra um desenho, similar a uma lua crescente, que lembra o desenho na principal porção do agroglifo de Cherhill Horse comentado acima. Esse fato, mais a ideia do pêndulo do primeiro sinal, faz alguns especularem sobre os desenhos serem um tipo de alerta, apontando para a ocorrência de importantes acontecimentos. Uma interpretação astronômica aponta para a reprodução das posições da Lua crescente, Júpiter e a estrela Spica em 11 de abril de 2017. Outra hipótese aponta para a Lua próxima às estrelas Castor e Polux em 01 de maio de 2017.

crédito: Crop Circle Connector
O agroglifo de Tarlton Down
O agroglifo de Tarlton Down

Filmagem aérea do agroglifo de Cherhill White Horse

Vídeo do agroglifo de Tarlton Down

Revista UFO lança três documentários sobre agroglifos

Assista ao painel sobre agroglifos do Fórum Mundial de Ufologia

O fenômeno dos agroglifos será um dos temas aguardados no XIX Congresso Brasileiro de Ufologia

Os agroglifos são uma forma muito sofisticada de comunicação

Círculos, documentário brasileiro sobre agroglifos, no History Channel

Agroglifo de Prudentópolis exibe características inexplicáveis de acordo com os cientistas

Sai o laudo dos agroglifos de Santa Catarina

Saiba mais:

Livro: O Mistério dos Círculos Ingleses

crédito: Revista UFO
O Mistério dos Círculos Ingleses
O Mistério dos Círculos Ingleses

Há mais de 20 anos, plantações da Inglaterra e de outros países têm sido alvos de um estranho fenômeno. Desenhos inexplicáveis e cada vez mais complexos surgem misteriosamente em campos de trigo, cevada, canola, arroz e de outros cereais. Seu autor, Wallacy Albino, é o maior especialista nacional sobre o tema e presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS). O livro, rico em ilustrações, traz informações atualizadas sobre esse que é considerado o maior enigma da atualidade.

DVD: Pacote Misteriosos Agroglifos

Já está no ar a Edição 240 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2016

Eles estão de volta nos surpreendendo!