DESTAQUE

Cientistas querem alcançar objeto interestelar que pode ser alienígena

Por
24 de Janeiro de 2022
A proposta busca alcançar o ‘Oumuamua e verificar se pode ser uma nave extraterrestre.
Créditos: NASA

O objeto interestelar ‘Oumuamua fascinou e intrigou os astrônomos desde que foi detectado pela primeira vez há quatro anos – e agora alguns estão ansiosos para vê-lo mais de perto.

“Observar mais de perto pode mudar para sempre a maneira como entendemos o universo ao nosso redor”, argumentam os cientistas, “(...) uma oportunidade tentadora, pois objetos como o ‘Oumuamua são extremamente raros.” É por isso que uma equipe de pesquisadores da Iniciativa para Estudos Interestelar, sem fins lucrativos, com sede no Reino Unido, está propondo lançar uma espaçonave para pegar impulso ao redor da Terra duas vezes, depois Vênus e, finalmente, Júpiter, para ganhar velocidade suficiente para alcançar o objeto incomum, como parte de uma missão apelidada de Projeto Lyra.

Após o lançamento, previsto para 2028, o objetivo é se encontrar com ‘Oumuamua cerca de 26 anos depois no espaço interestelar – uma tarefa extremamente ambiciosa, mas também com imenso potencial de retorno científico. Os cientistas propuseram várias hipóteses diferentes sobre o que o objeto oblongo de 200m seria realmente feito. A equipe de Estudos Interestelar escreveu em um artigo de pré-impressão recente sobre sua proposta, descoberto pela Forbes.


Objeto interestelar ‘Oumumamua visto por telescópio quando foi detectado em outubro de 2017.
Fonte: NASA

“As teorias para explicar a natureza de 1I/’Oumuamua incluem um agregado de poeira fractal, um iceberg de hidrogênio ou nitrogênio, uma vela solar alienígena, fragmentos de um planeta perturbado por marés e assim por diante. Mas não saberemos com certeza até vermos o objeto por nós mesmos.” A ideia é começar a planejar agora, pois objetos como ‘Oumuamua – que é único mesmo entre outros objetos interestelares – não nos visitam com muita frequência.

O coautor do artigo, Adam Hibberd, que desenvolveu o software para o projeto, disse: “Agora sabemos que tal missão, pelo menos em princípio, é alcançável. O possível retorno científico seria tremendo e pode alterar fundamentalmente nossa compreensão do nosso lugar no universo.” Avi Loeb poderia, então, ter a comprovação de sua ousada teoriade que o  ‘Oumuamua seria uma nave ou sonda alienígena.

Fonte

Já está no ar a Edição 286 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2021

Os segredos ufológicos do Pentágono