DESTAQUE

Cientistas encontram desenhos de Galileu

Por
27 de Março de 2007
Créditos: Divulgação

O cientista Galileu Galilei (1564-1642) produziu aquarelas detalhadas da superfície da Lua, com todos os seus detalhes e suas misteriosas sombras, como demonstram os cinco desenhos descobertos por dois especialistas, segundo informou nesta terça-feira (27) o jornal italiano "Corriere della Sera".

O diretor do Instituto de História da Arte da Universidade Humboldt de Berlim, Horst Bredekamp, e seu colega William R. Shea, da Universidade de Pádua, apresentaram as cinco aquarelas na segunda-feira em Roma.

Tratam-se de cinco páginas originais pertencentes a um dos tratados de Galileu, o "Sidereus Nuncius", conhecido como "Mensageiro das Estrelas", publicado em Veneza em 1610. Nele, Galileu descrevia as primeiras observações astronômicas feitas com um telescópio. As descobertas incluíam a identificação das quatro maiores luas de Júpiter, as imperfeições no solo lunar e a observação de inúmeras estrelas invisíveis a olho nu.

Para ilustrar este livro, o cientista desenhou as diferentes fases da Lua e, com a cor ocre, ressaltou com rigorosa precisão as manchas formadas pelas crateras do satélite.

Os dois professores explicaram que um célebre antiquário de Nova York os chamou para que estudassem uma cópia do "Sidereus Nuncius" que tinha caído em suas mãos e que continha novas páginas do tratado, já que Galileu costumava fazer várias cópias incluindo em cada edição novas folhas.

Segundo Bredekamp, não há dúvidas sobre a autenticidade dessas aquarelas após analisar o papel, a cor de origem vegetal e os traços, que coincidem com outros desenhos realizados por Galileu.

A descoberta será publicada em um livro que será colocado à venda na Alemanha em dois meses, enquanto em setembro será realizada em Nova York a apresentação oficial das cinco páginas.

Os especialistas explicaram que o antiquário não revelou de onde saíram os cinco desenhos, mas acredita-se que provenham da Argentina, para onde emigraram muitos italianos procedentes da região de Vêneto.