DESTAQUE

Cidadãos da Terra: uma nova escultura convida à reflexão

Por
25 de Março de 2020
Escultura Cidadãos da Terra
Créditos: Marc Thorpe

Um UFO ainda é um UFO se soubermos o que ele é? Esse é o tipo de pergunta que uma incrível escultura proposta para a fronteira entre o Texas e o México pretende levantar.

 

Perto da fronteira, a meio caminho entre as cidades texanas San Antonio e El Paso, nos Estados Unidos, fica a pequena cidade de Marfa, “uma pequena cidade deserta no oeste do Texas, conhecida como sendo um centro de artes”, segundo o google. 

Ali, a Fundação Chinati, fundada pelo artista Donald Judd, exibe enormes instalações internas e externas em uma antiga base militar. E o centro de artes do Salão de Bailes de Marfa abriga exposições, shows e o festival cultural Marfa Myths [Mitos de Marfa]

Fora da cidade há uma plataforma de observação a partir da qual orbes misteriosos – conhecidos como o fenômeno das Luzes de Marfa – podem, às vezes, ser vistos.

 

Disco voador na fronteira do México

 
Escultura iluminada à noite. Crédito: Marc Thorpe

Como descrito pelo site Timeout recentemente, a cidade é um posto avançado do mundo da arte, conhecido por suas instalações externas como a Prada Store,  construída como uma atração na estrada .

E, se tudo der certo, e o arquiteto e designer Marc Thorpe obtiver aprovação, Marfa abrigará um projeto que ele está chamando de Cidadãos da Terra . 

Como pode ser visto nas renderizações de Thorpe, seu projeto é uma grande escultura em forma de disco voador, que será montado em um poste, parecendo pairar acima da terra. E à noite, será iluminado por baixo, dando uma aparência diferente à do dia.

 

Ameaça de outro mundo

 
ETs chegando à Terra. Crédito: Revista UFO

Embora pareça interessante por si só, Thorpe diz que o que realmente pretende discutir é a crise de imigração, que só foi exacerbada pela disseminação do coronavírus.

Segundo o site Timeout, o artista se inspirou em um famoso discurso de Ronald Reagan, nas Nações Unidas, no qual ele disse: "Ocasionalmente penso com que rapidez nossas diferenças no mundo desapareceriam se estivéssemos enfrentando uma ameaça alienígena de fora deste mundo".

Ainda não há informações sobre quando a instalação será realmente construída.

Fonte: Mystery Wire

Assista a um video sobre as Luzes de Marfa:

Já está no ar a Edição 265 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2019

O enigma das sondas