DESTAQUE

CIA libera milhões de páginas de documentos secretos

Por
19 de Janeiro de 2017
A CIA acaba de liberar centenas de milhares de arquivos secretos, muitos sobre UFOs
Créditos: Revista UFO

A Agência Central de Inteligência (CIA) acaba de tornar disponíveis em seu site quase 13 milhões de páginas de documentos secretos, compondo aproximadamente 930.000 arquivos antes classificados. A disponibilidade desse material online para consulta rápida por qualquer pessoa está sendo saldada como um passo muito importante para os pesquisadores da história humana recente. Boa parte dessas informações estava na verdade disponível desde meados dos anos 90. Entretanto, só podia ser acessada em pessoa, a partir de computadores instalados no fundo de uma instalação dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos em Maryland, no horário das 09h00 às 16h30.

Em vista dessa situação, o grupo MuckRock, que defende a liberdade de informações, processou a CIA para que a agência disponibilizasse todo o material online, procedimento que levou mais de dois anos. Ao mesmo tempo o jornalista Mike Best realizou uma campanha de financiamento online, conseguindo obter US$ 15.000 para visitar o local, imprimir os arquivos e finalmente escaneá-los e publicá-los em seu site Glomar Disclosure. Agora a agência disponibilizou todo o material em um banco de dados chamado Ferramenta de Pesquisa de Registros da CIA (CREST). Os documentos abrangem um período que se inicia nos anos 40, sendo a maior liberação de arquivos já realizada pela agência.

Um dos destaques vai para a descrição de um projeto chamado Stargate, no qual a CIA, entre 1978 e 1995, pesquisou alegações de poderes psíquicos e habilidades paranormais. Um arquivo de 1973 descreve experimentos realizados com o alegado paranorma Uri Geller, que durante oito dias foi colocado em salas isoladas na tentativa de captar e reproduzir desenhos feitos por outras pessoas. Baseados nos resultados, os observadores da agência escreveram no documento que Geller teria demonstrado suas habilidades de forma convincente. Em outro arquivo de 1969, intitulado Mágico Entra no Laboratório, um engenheiro russo descreve experimentos envolvendo um alegado paranormal que teria poderes curativos.

crédito: CIA
Resultados das experiências com o suposto paranormal Uri Geller
Resultados das experiências com o suposto paranormal Uri Geller

UFOS, ESPIONAGEM, PESQUISA CIENTÍFICA E MUITO MAIS

Outros arquivos ensinam como produzir tinta invisível, feita de nitrato de sódio e amido em água, que pode ser usada em qualquer tecido engomado. Há 40.000 páginas sobre Henry Kissinger, secretário de estado dos governos Richard Nixon e Gerald Ford, centenas de milhares de páginas de análise de Inteligência, pesquisa e desenvolvimento científico, e muitos papéis do Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), o antecessor da CIA com grande atuação na Segunda Guerra Mundial. Em um dos sites da agência se poder ler: "Os UFOs fascinam você? Você é um interessado em história interessado em saber mais sobre a Baía dos Porcos, Vietnã ou o A-12 Oxcart? Você pode saber sobre tudo isso e muito mais aqui".

crédito: CIA
A receita da tinta invisível da CIA
A receita da tinta invisível da CIA

A pesquisa com o termo UFO mostra 1.738 resultados, em um período de 1942 a 2009. Um documento com data de 03 de agosto de 1966 relata um avistamento na fronteira entre o Irã e a União Soviética. Foi observada uma esfera brilhante branca, semelhante em coloração e brilho à Lua cheia, e subitamente tinha três vezes o tamanho aparente do satélite. O avistamento durou cinco minutos, me ao final seu brilho esmaeceu, parecendo então cobrir boa parte do céu com seu enorme tamanho. Outro documento, intitulado UFOs, Uma Ameaça Militar, com data de 03 de novembro de 1981. Começa com: "Quando o ônibus espacial for lançado ao espaço amanhã, não estará sozinho. Entrará em uma região habitada por satélites e estrelas, lixo espacial e UFOs". A seguir, descreve os esforços do grupo Cidadãos Contra o Sigilo aos UFOs (Cause), que comandados pelo advogado Peter Gersten conseguiu a liberação de vários documentos da agência entre os anos 70 e 80.

Visite o site com os milhões de documentos disponibilizados agora

Outro setor do site da CIA com mecanismos de pesquisa de documentos

Entre no site MuckRock

Visite o site Glomar Disclosure

Leia o arquivo Mágico Entra no Laboratório

Confira o arquivo UFOs, Uma Ameaça Militar

Como a CIA influenciou Hollywood a usar os discos voadores nas telas

Documento da CIA descreve importante avistamento ocorrido em Barcelona

Documentos ufológicos da CIA são destaque na imprensa

CIA libera documentos ufológicos

CIA indica como investigar casos de discos voadores

Saiba mais:

Livro: MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

crédito: Revista UFO
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

Há um mistério que acompanha a Ufologia desde o início da Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, e que ainda resta ser decifrado. São os chamados homens de preto, também conhecidos como MIBs, do inglês men in black. Eles vêm há décadas surgindo em cenários de ocorrências ufológicas, muitas vezes apenas observando e noutras abordando com energia tanto testemunhas quanto pesquisadores destes fatos. MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto disseca o assunto como nenhuma obra antes, e o faz sob o comando de um dos maiores especialistas no tema em todo o mundo, o ufólogo inglês naturalizado norte-americano Nick Redfern.

DVD: Hangar 18: Arquivos Secretos

Já está no ar a Edição 230 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2016

O que os militares ainda escondem?

UPDATED CACHE