DESTAQUE

Chuva de meteoros Líridas iluminará o céu nesta noite e na madrugada de amanhã

Por
21 de Abril de 2020
Chuva de meteoros
Créditos: Olhar Digital

No começo do ano, nós publicamos uma lista com os muitos eventos celestes de 2020. Entre a noite de hoje, dia 21, e a madrugada de amanhã acontecerá um deles: nós passaremos pelo rastro do cometa Thatcher a região mais densa dessa trilha.

 

Esta noite, avançando para a madrugada de amanhã, teremos um céu cheio de meteoros ou estrelas cadentes, sempre um show da natureza.

O espetáculo que começa às 22h50 de hoje e vai até os primeiros raios de Sol de amanhã, é o  pico da chuva dos meteoros Líridas, formada pela nuvem de fragmentos do cometa Thatcher, que a Terra atravessa anualmente mais ou menos nessa época.

Como normalmente acontece, muitas pessoas confundem o que estão vendo com UFOs, principalmente se algum satélite estiver transitando por ali naquele momento.

No céu do Brasil


Céu sobre o Rio de Janeiro
Crédito: foto divulgação

"Aqui no Brasil, quanto mais ao norte estiver o observador, mais meteoros terá chance de ver”, explica o astrônomo Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros.

“Pessoas em Roraima ou Amapá, em condições ideais, poderão observar até 15,3 meteoros por hora. Em Brasília, serão até 11,6, no estado de São Paulo, 9,9 e para os moradores do extremo sul do Rio Grande do Sul, apenas 7,2 meteoros por hora", completa Zurita.

Os meteoros já são visíveis desde o último dia 16, e podem ser observados sem a necessidade de equipamentos especiais.

Em ambientes urbanos, a visualização pode ser atrapalhada pela quantidade de luz artificial, então quanto mais isolado você estiver, mais completo será o espetáculo.

 

UFOs, satélites e meteoros


Frame de filmagem acelerada do céu noturno
Crédito: YouTube

"Esse ano, a Líridas será favorecida pela ausência de Lua, que estará praticamente em fase nova, o que permitirá um céu mais escuro, facilitando a observação dos meteoros", afirma Zurita.

Para acompanhar os próximos fenômenos que acontecerão este ano, você pode conferir aqui a postagem que fizemos sobre eles. Para saber se as luzes que você está vendo são UFOs ou satélites, você pode clicar aqui ou aqui e se informar sobre o assunto.

Se o que você estiver vendo não for satélite nem meteoro, por favor filme e nos mande, queremos muito ver o que você viu.

Fonte: Olhar Digital

Assista abaixo um video explicativo sobre como rastrear os satélites Starlink da SpaceX:

Já está no ar a Edição 265 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2019

O enigma das sondas