DESTAQUE

Chuva de meteoros dracônidas atinge seu máximo hoje à noite

Por
07 de Outubro de 2020
Chuva de meteoros dracônidas
Créditos: Live Science

Hoje e amanhã – 07 e 08 de outubro – a chuva de meteoros dracônidas estará visível entre as 18h00 e as 21h00, próximo ao noroeste, na direção da Constelação do Dragão.

 A chuva anual de meteoros dracônidas atinge seu pico na quarta-feira, 07 de outubro, mas não tenha muitas esperanças de assistir um show espetacular no céu.

Mesmo em seu pico – que, este ano, ocorre logo após o anoitecer na noite de hoje, quarta-feira – os dracônidas são geralmente modestos, gerando apenas alguns meteoros por hora. 

A Lua minguante, com sua face cerca de 75% iluminada, irá apagar todos, exceto os meteoros mais brilhantes. Assim para ver alguma coisa, melhor afastar-se de locais muito iluminados

Portanto, se você mora na cidade provavelmente não conseguirá ver a chuva, mas de qualquer forma, olho no céu, nunca se sabe. E para os buscadores de UFOs fica o alerta: tem chuva meteoros no céu.

 

Tudo ou nada


Chuva de meteoros fotografada na Noruega em 2011. Crédito: Live Science

A chuva, que normalmente fica ativa entre 06 a 10 de outubro todos os anos, ocasionalmente apresenta uma exibição incrível. Em 1933, por exemplo, os observadores do céu na Europa viram até 500 dracônidas por minuto, e observadores em todo o oeste dos Estados Unidos viram milhares de meteoros por hora no pico da chuva em 1946.

Os dracônidas surgem quando a Terra atravessa a corrente de detritos derramada ao longo das eras pelo Cometa 21P/Giacobini-Zinner. Explosões dramáticas como as de 1933 e 1946, e menores em 1926, 1952, 1985, 1998 e 2011, parecem ocorrer apenas quando a Terra passa bem dentro da órbita do cometa Giacobini-Zinner, logo após o próprio cometa ter passado. 

Os especialistas não estão prevendo que tal fato aconteça este ano. Então, novamente: não espere uma tempestade deslumbrante.

Os Dracônidas "são uma chuva de tudo ou nada", disse o site Space.com. "Eles são ricos em meteoros fracos, se aparecerem".

Fonte: Live Science

Assista, abaixo, um video sobre a chuva de meteoros desta semana:

Já está no ar a Edição 279 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2020

Segredos ufológicos nos corredores do Pentágono