DESTAQUE

China investiga misterioso objeto em forma de cubo na Lua. Seria evidência de vida alienígena?

Por
06 de Dezembro de 2021
Seria dessa vez que teríamos comprovação real de um artefato artificial na Lua?
Créditos: ESA

O rover lunar Yutu-2, parte da missão Chang’e 4, tirou uma foto do que parece ser um cubo na superfície da Lua. A imagem foi encontrada no dia 03 de dezembro e apresentada pelo jornalista Andrew Jones, especialista na Administração Espacial Nacional da China. Entusiastas da ufologia já estão de dedos cruzados, na esperança de que se trate de alguma construção de origem alienígena.

Ao ficar ciente da descoberta, a agência chinesa batizou o objeto na Lua de “Casa do Mistério.” E decidiu acabar com esse mistério, movendo o rover em direção a ele para descobrir o que é. A sonda se encontrava a meros 80m de distância quando a foto foi tirada, e deve gastar os próximos três dias lunares se aproximando do objeto na Lua, a fim de esclarecer o que poderia ser.

Mas esse período de deslocamento é mais do que parece: um dia lunar é equivalente a 27 dias, sete horas e 43 minutos. Atuando desde 2019, o rover ainda está em seu 37º dia lunar e andou cerca de 900m. O “cubo”, ou seja lá o que for o objeto misterioso na Lua, fica na Cratera Kármán. Apesar de inicialmente parecer que estamos diante de um artefato artificial, as apostas para ele são bem mundanas.


Na imagem, pode-se ver ao longe o estranho cubo. Em breve, saberemos do que se trata.
Fonte: China National Space Administration

“Não é realmente muita coisa”, admite Jones: "É um retângulo numa imagem de baixa resolução, e pode ser apenas uma ilusão de óptica." Não seria a primeira vez: em 2019, a sonda Yutu-2 tinha avistado o que parecia ser uma “substância como gel” e, no fim das contas, eram apenas pedras. Este ano, um “fragmento” foi encontrado e eram também (surpresa) pedras.

O próprio jornalista acredita que deve ser apenas mais outra pedra, ainda que suponha que esse formato peculiar tenha relação com um impacto de asteroide. Diversos astrônomos amadores e conspiracionistas vasculham imagens da Lua em busca de evidências de construções artificiais, com algumas imagens gerando grandes controvérsias. Estaríamos diante de um desses ou realmente se trata apenas de mais pedras? Em breve saberemos.

Fonte

Já está no ar a Edição 285 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2021

Quando eles são hostis aos humanos