DESTAQUE

China diz ter identificado possíveis sinais de civilizações extraterrestres

Por
23 de Junho de 2022
China ainda não descartou interferências de rádio, mas está otimista que seja de origem alienígena.
Créditos: GettyImages

Um radiotelescópio chinês pode ter detectado sinais de “civilizações extraterrestres”, de acordo com a equipe de pesquisa da Universidade Normal de Pequim, em parceria com o Observatório Astronômico Nacional da Academia Chinesa de Ciências e a Universidade da Califórnia, em Berkeley.

O relatório foi publicado no Science and Technology Daily, jornal do Ministério de Ciência e Tecnologia da China, na terça-feira da semana passada, 14 de junho. De acordo com a instituição, o FAST, que é o maior radiotelescópio do mundo e fica na China, detectou sinais de vestígios tecnológicos fora da Terra. São sinais eletromagnéticos de banda estreita, diferentes dos detectados no passado.

Apesar da notícia ser animadora, Zhang Tongjie, cientista-chefe do China ET Civilization Research Group, disse à Science and Technology Daily que existe uma grande chance de que os sinais sejam interferência de rádio. “A possibilidade de que o sinal suspeito seja algum tipo de interferência de rádio também é muito alta e precisa ser confirmada ou descartada. Este pode ser um processo longo”, disse.


O FAST tem grande potencial para encontrar evidências de vida fora da Terra.
Fonte: GettyImages

A descoberta de dois sinais suspeitos foi feita em 2020 a partir de dados coletados em 2019. Este ano, foi encontrado outro sinal. Agora, a equipe se concentrará em tentar confirmar se realmente são sinais de vida extraterrestre. O FAST, que também é conhecido como China Sky Eye, é o maior e mais sensível radiotelescópio do mundo. Encontrar vestígios de vida extraterrestre é um dos objetivos científicos dele.

Os radiotelescópios já são usados com esse fim há muitos anos. Isso porque as ondas eletromagnéticas são a melhor forma de comunicação interestelar. Na década de 60, os Estados Unidos usaram o radiotelescópio de Arecibo para fazer pesquisas do tipo, mas não encontrou nada.

Fonte

Já está no ar a Edição 287 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2022

A noite oficial dos UFOs no Brasil