DESTAQUE

Chaminés vulcânicas em Marte podem ter dado origem à vida nesse planeta

Por
12 de Outubro de 2017
Cada vez mais evidências apontam para a vida em Marte, talvez ainda presente na atualidade
Créditos: NASA

A descoberta de chaminés vulcânicas nos oceanos da Terra representou uma revolução no estudo sobre como surgiu a vida em nosso planeta, além de apontar onde buscar por vida alienígena em outros mundos. As luas Europa de Júpiter e Enceladus de Saturno são suspeitas de abrigar estruturas desse tipo, podendo ainda hoje existir vida nesses mundos. Agora um novo estudo, publicado nas Nature, aponta que esse tipo de atividade geológica existiu no passado de Marte. O artigo foi baseado em informações colhidas pela nave Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA.

A MRO descobriu na Bacia Eridania, uma região no hemisfério sul de Marte, evidências consistindo em depósitos minerais de que ali existiram chaminés vulcânicas no fundo do oceano que cobriu a área há cerca de 3,7 bilhões de anos. Eridania abriga alguma das regiões mais antigas de Marte, e desde a órbita do planeta descobriu-se que ali minerais foram expelidos das chaminés vulcânicas diretamente para um oceano que continha dez vezes mais água que os Grandes Lagos da América do Norte. Os cientistas estão animados, afirmando que mesmo que não se descubra evidências de que de fato existiu vida nessa região marciana, seu estudo pode prover informações importantes sobre o desenvolvimento da biologia em nosso próprio mundo, auxiliando no entendimento das condições similares que existiram no passado da Terra.

Através das imagens da MRO e de dados colhidos por seus espectrômetros, os cientistas puderam identificar a mistura de vários elementos minerais dos depósitos, além da mistura e formado dos depósitos que cobriram a região de Eridania. Além disso foram encontrados os rastros dos fluxos de lava que se depositaram no local após o desaparecimento do oceano, de novo confirmando a atividade vulcânica na região. O objetivo da NASA, que será o principal da missão do rover Mars 2020 a ser lançado em 2020, é encontrar evidências de vida passada em Marte, e os depósitos hidrotermais na Bacia Eridania representam um novo alvo da astrobiologia a ser feita no Planeta Vermelho. Os cientistas salientam ainda o interesse em pesquisar a região como um paralelo do que aconteceu no início da vida na Terra.

crédito: NASA
A Bacia Eridania em Marte
A Bacia Eridania em Marte

Confira o novo artigo publicado na Nature

Visite o site da missão Mars Reconnaissance Orbiter

Cientista sugere procurar por vestígios de antigas civilizações no Sistema Solar

Experiência comprova que micróbios terrestres podem viver em Marte

Comprovação de água líquida fluindo em Marte aumenta as possibilidades de vida

Rover da NASA pode ter encontrado assinaturas da vida em Marte

Missão Viking a Marte completa 40 anos

Marte teve diversidade de ambientes que podem ter abrigado vida

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

Já está no ar a Edição 77 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2014

O primeiro de muitos passos