DESTAQUE

Casos de UFOs em forma de anel ou bacia colocados em dúvida

Por
16 de Novembro de 2017
A polêmica foto de um alegado UFO em uma base norte-americana, provavelmente uma fraude
Créditos: Arquivo

Aparentemente os avistamentos de UFOs nos formatos de discos, triângulos ou esferas têm se tornado mais raros, e atualmente a "moda" são os objetos em forma de rosca, anel ou bacia. Infelizmente, casos divulgados recentemente, embora baseados em fotos aparentemente nítidas, provocam mais suspeitas de fraude do que convicção de autenticidade. Um dos casos aconteceu no Lago Dianchi, na província chinesa de Yunnan, onde um fotógrafo de nome John Chen, natural de Taiwan, passava férias e tirava fotos de pássaros.

As imagens são nítidas e tudo que aparece nas fotos parece bem focado. Incrivelmente Chen afirma não ter percebido o estranho objeto em forma de rosca antes de chegar em casa e conferir as fotos. Ele afirmou: "É curioso, não sei o que é, para mim é um UFO, não faz sentido". Chen enviou as fotos para o pesquisador britânico Philip Mantle, que não conseguiu determinar a natureza do objeto. Como a testemunha não acrescentou qualquer informação extra, não há como explicar o caso.

Outro caso chinês aconteceu em Shangrao, na província de Jiangxi. Afirma-se ser um UFO em forma de anel, com algumas fontes alegando que o objeto está se disfarçando em uma nuvem do mesmo formato. Há vários filmes e fotos disponíveis, e neste caso a explicação é um vortex em anel, frequentemente resultado de tiros de canhão, muito comuns em festivais. Esse tipo de nuvem surge ainda do encontro de uma massa de ar se deslocando com rapidez e encontrando outra massa de ar estacionária. Com certeza não se trata de um UFO.

TESTE MILITAR OU FRAUDE?

O terceiro caso é de um alegado UFO fotografado nas proximidades da Estação Naval de China Lake, no Deserto de Mojave. Este é um campo de provas de armamentos, e a testemunha alega que obteve as imagens em 2007, mas somente agora decidiu divulgá-las. Esse fato já coloca as imagens sob suspeita, que aumenta mais quando se descobre que o autor das alegações se apresenta sob o pseudônimo de Keith Bradshaw. A descrição diz que o presento UFO pairava de forma instável sobre o solo, sem fazer ruídos. Realizou algumas manobras de subida e descida, e em determinado ponto foi acompanhado por um helicóptero que parecia controlá-lo. Philip Mantle analisou as imagens e afirmou que este pode ser um dos casos mais controversos dos últimos tempos. Contudo o teste de um drone secreto, como alguns afirmam, parece muito improvável em 2007, além de certamente a segurança de tal teste ser muito falha, e tudo aponta então para este caso ser uma fraude.

Confira as imagens do caso de Yunnan

Imagens e vídeos da ocorrência em Jiangxi

Este é o suspeito UFO que teria sido fotografado em China Lake

Completam-se 50 anos de uma das maiores fraudes ufológicas da Grã-Bretanha

Satélite Black Knight sendo abatido, fraude com uma fraude

Canal de video no Youtube é uma fraude

Documento liberado descreve avistamento de UFO sobre usina nuclear

Avistamentos de UFOs triangulares podem se dever a aeronaves secretas

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia dos UFOs

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia dos UFOs
Guia da Tipologia dos UFOs

Há milênios somos visitados por incontáveis raças extraterrestres, que usam para o seu deslocamento até a Terra dos mais variados tipos de veículos espaciais. Os registros do acompanhamento que fazem estas espécies cósmicas são abundantes e têm milhares de anos. São igualmente inúmeras as formas e características dos veículos que tais visitantes usam para fazer sua cuidadosa prospecção de nosso mundo, de nossos recursos e de nossa população. Guia da Tipologia dos UFOs mostra com riqueza de detalhes como são numerosos os tipos de objetos voadores que vêm até aqui, talvez tanto quanto seus planetas de origem.

DVD: UFO Coverup Live!

Já está no ar a Edição 251 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2017

Brasil: O primeiro do mundo

UPDATED CACHE