DESTAQUE

Caso Varginha: 24 anos de pesquisas e mistérios

Por
20 de Janeiro de 2020
Concepção artística da criatura vista em Varginha
Créditos: Revista UFO

Em 20 de janeiro de 1996, ocorreu um inusitado encontro protagonizado por três meninas e uma criatura desconhecida, na cidade mineira de Varginha, que mudou a história da Ufologia Mundial. Exatamente o que elas viram é ainda matéria de discussão, uma vez que desceu sobre toda a história uma pesada cortina de silêncio, muito provavelmente imposta por autoridades militares de vários níveis e patentes. Entre os segredos está a morte de um militar que teve contato direto com a criatura.

O que poucos sabem é que o encontro das meninas Liliane, Valquíria e Kátia com um ser desconhecido foi apenas um capítulo, em uma história que teria começado dias antes, com a queda de um UFO em uma fazenda nos arredores de Varginha. Quando a notícia sobre o encontro das meninas chegou à mídia, o país foi tomado por uma onda tão grande de boatos, que a história ganhou uma reportagem feita pelo programa Fantástico, da Rede Globo:

                                                                       

O Caso Varginha correu o mundo e até hoje é intensamente pesquisado, como são todos os grandes casos ufológicos, que nunca morrem e nunca terminam. Vários livros foram escritos sobre o caso, inúmeras matérias jornalísticas foram feitas sobre ele, e absolutamente todos os blogs e sites sobre Ufologia do Brasil – e vários de outros países – têm o caso em seus destaques.

Você pode baixar gratuitamente o livro O Caso Varginha escrito pelo ufólogo Ubirajara Franco Rodrigues, e publicado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa de Discos Voadores (CBPDV), clicando aqui. Essa é uma cortesia da UFO em comemoração ao aniversário do caso.

A Revista UFO se orgulha de ter estado presente desde o início das investigações, e de continuar incentivando e divulgando todas as novidades sobre os eventos ocorridos em Varginha. Hoje, para comemorar os 24 anos do caso, a Revista UFO, em conjunto com o Canal João Marcelo e o Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Sorocaba (GEPUS), disponibiliza um vídeo inédito, mostrando parte das novas descobertas feitas sobre os fatos.

“Tudo o que está no vídeo vem sendo conseguido com muito esforço e dedicação, desde 2016, por mim e pelos pesquisadores Marco Leal [Consultor da Revista UFO e membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU)] e Giordano Mazutti. Nós localizamos e conversamos com dezenas de testemunhas, em diversos estados da federação”, explica João Marcelo, pesquisador e conselheiro especial da Revista UFO.

Sobre os avanços alcançados, João Marcelo diz que “Um dos pontos altos da investigação foi a gravação, em vídeo, do depoimento de um militar S2, em 2018. Foi a primeira vez que isso aconteceu após 1996. E, também, pela primeira vez, conseguimos a escala de trabalho do quartel de bombeiros daquele dia 20/01, junto a uma fonte que tem nos ajudado”.

                                                   

Assista agora ao vídeo comemorativo inédito sobre os trabalhos de pesquisa, com edição de João Marcelo, legendas feitas por Tunguska e animações de Milagro Edições.

                                                     

Já está no ar a Edição 230 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2016

O que os militares ainda escondem?