DESTAQUE

Caso Caxias do Sul: conheça aquilo que nossa pesquisa mostrou

Por
21 de Outubro de 2020
Ampliação de luminosidade filmada em Caxias do Sul
Créditos: Canal Apaiss

O avistamento de um objeto filmado no final de setembro vem gerando polêmica sobre sua real natureza. Um UFO, a Lua, um avião ou nada disso? Saiba mais sobre o caso.

 Às 05h00 do dia 30 de setembro, a testemunha Lucas Fragoso, morador do bairro Esplanada na cidade gaúcha de Caxias do Sul viu no céu, pela janela de sua cozinha, uma formação luminosa que lhe chamou a atenção.

No primeiro momento pareceu a Fragoso que as luzes se distribuíam em formato triangular, porém quando ele fez a filmagem a luminosidade havia adquirido um formato “achatado”, conforme mostram as imagens vistas no vídeo.

No questionário que preencheu, a testemunha diz que inicialmente eram três pontos laranja, depois a luz se achatou e por fim ficaram apenas dois pontos laranja.

Conforme mostra a filmagem que pode ser vista abaixo, o objeto estava parado acima do horizonte, em uma altitude de 350 m segundo estimativa de Fragoso, tinha contornos indefinidos e luminosidade variável.

Os vídeos feitos pela testemunha chegaram às mãos da equipe de análise de imagens da Revista UFO e foram classificados como sendo a Lua, que entre o final de setembro e os primeiros dias de outubro estava com uma coloração acentuadamente avermelhada devido às condições climáticas e à fumaça presente na atmosfera.

 

A pesquisa


Imagem do por do Sol feita por David Vanzin na casa da testemunha

Após a analise da equipe da Revista UFO, o conselheiro especial da publicação David Vanzin, que é morador de Caxias do Sul, entrou em contato com Fragoso e foi até sua residência para entrevista-lo e fazer algumas imagens que pudessem ajudar na elucidação do caso.

Na ocasião, Vanzin pediu à testemunha que preenchesse um questionário de avistamento, onde está detalhado o que foi visto pelo rapaz.

Na mesma ocasião, Vanzin conversou com funcionários de uma empresa de ônibus que existe no local, e eles lhe confirmaram que a posição da Lua e sua coloração vermelha na ocasião.

As fotos abaixo foram feitas na mesma posição e local em que o suposto UFO foi filmado:

Como é do conhecimento geral a Lua, assim como o Sol e outras estrelas, nasce no leste e se põe no oeste, portanto exatamente na posição do por do Sol mostrada nas fotos.  

Na manhã do dia 30 de setembro, a Lua se pôs às 05h39 minutos, portanto sua posição nas imagens é perfeitamente cabível para os horários dos vídeos: 05h08 e 05h12.

O céu estava com uma espessa camada de nuvens que encobriam quase totalmente nosso satélite natural, deixando visível apenas nesgas de luminosidade conforme o vento movimentava as nuvens. Qualquer pessoa que já tenha visto a Lua atrás das nuvens consegue visualizar a situação.

 

Algumas observações

Vale a pena ressaltar que não há necessidade de se estar em determinado local para se saber a que horas a Lua, o Sol ou qualquer corpo celeste “nasce” no horizonte, há muitos softwares a aplicativos confiáveis que nos dão essas informações.

Outro fato a se salientar aqui é que a Lua, no horário das filmagens, ainda estava bem visível acima da elevação de terreno que existe em frente a janela da cozinha da testemunha, portanto não há qualquer incompatibilidade de posicionamento em relação ao horizonte.

A posição da Lua e o horário em que ela se pôs está gerando alguma polêmica, mas não há mistérios nisso, basta consultar alguns programas e aplicativos para se obter essa confirmação.

Para que não restasse dúvidas, o canal Apaiss do YouTube, que é especializado em análise e explicação de avistamentos fez um criterioso vídeo explicando o avistamento, conforme pode ser visto abaixo.

Nós, da Revista UFO, agradecemos a dedicação do Apaiss e sua disposição em nos ajudar no esclarecimento deste caso.

Já está no ar a Edição 279 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2020

Segredos ufológicos nos corredores do Pentágono