DESTAQUE

Avistamento de UFO sobre estádio em 1982 é tema de documentário

Por
26 de Março de 2014
Foto recente do estádio Morenão, onde milhares de pessoas viram um UFO em partida de futebol em 1982
Créditos: Timblindim.wordpress.com

Nos dias de hoje o futebol no estado do Mato Grosso do Sul atravessa uma fase decadente, mas em 1982 não era assim. O Operário, time local, jogou contra o Vasco em uma quarta-feira, 06 de março de 1982. O time local acabou vencendo a equipe carioca por 2 a 0, porém a partida é lembrada até hoje em Campo Grande por outro motivo. Ainda no primeiro tempo, um objeto luminoso em forma de charuto sobrevoou o estádio, surpreendendo a torcida e até mesmo os jogadores.

O caso teve importância fundamental para A. J. Gevaerd, então professor de química em Maringá, mudar-se para Campo Grande a fim de investigar essa e outras ocorrências, estabelecendo-se nessa cidade e criando poucos anos depois a Revista UFO, da qual é editor. Ele comentou na época sobre o impressionante acontecimento: "Não aconteceu só no estádio. Viram também em outros pontos da cidade e até em outros países. Era como se fosse uma enxurrada de discos voadores, uma esquadrilha, uma frota. Não era meteoro, nada disso. As descrições das pessoas, que não se conhecem, são idênticas".

Entre as testemunhas do avistamento estava o jogador Cocada, que fazia então seu primeiro jogo como profissional, e teve participação decisiva na vitória de seu time sobre os cariocas. No ano seguinte ele foi contratado pelo Flamengo, e em 1988 tornou-se campeão carioca pelo Vasco, ao marcar o gol do título contra o Flamengo. "Eu lembro de ter visto um clarão muito forte no campo. Na hora, pensei que fosse um avião passando. Mas, depois, meus familiares, que estavam nas arquibancadas, me disseram que todo mundo falava que era um disco voador", comentou o jogador.


MILHARES DE TESTEMUNHAS

O caso do disco voador sobre o estádio do Morenão entrou para a história da Ufologia como um dos maiores avistamentos coletivos já ocorridos. A súmula da partida registra a presença de 24.575 pessoas nas arquibancadas naquela noite, e outras testemunhas em Campo Grande também avistaram o UFO. O bancário Francisco Serafim de Barros contou na época que o objeto passou sobre sua casa, e como consequência as folhas de árvores próximas murcharam. Gevaerd comenta que, após o "jogo do disco voador", como o caso ficou conhecido na cidade, as pessoas passaram a prestar mais atenção ao fenômeno, tornando não somente Campo Grande, mas o estado do Mato Grosso do Sul, como uma das áreas com maior quantidade de avistamentos de UFOs no mundo.

O caso rendeu um documentário, O Que Era Aquilo?, da produtora Magnéttico e que resgata os impressionantes acontecimentos daquela noite, além de analisar a decadência do futebol sul-matogrossense. O filme foi realizado por André Patroni, Kleomar Carneiro e Paulo Henrique Higa e produzido por João Conrado Kneipp e Pedro Heiderich, e está disponível no site da produtora e no Youtube, e foram entrevistadas diversas testemunhas do evento, contando ainda com participação de A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO.

Assista abaixo ao documentário O Que Era Aquilo?:



Visite o site da produtora Magnéttico

UFO avistado na Ilha Brasileira

Está nas mãos do Ministério de Relações Exteriores documento que pede que o Brasil lidere discussões

Saiba mais:

Livro: Terra Vigiada

DVD: Pacote DVDs UFOZ 2013

crédito: Revista UFO
Pacote DVDs UFOZ 2013
Pacote DVDs UFOZ 2013

Estas são as conferências apresentadas pelos maiores ufólogos do Brasil e do mundo durante um dos mais importantes eventos da área nos últimos tempos. Este pacote com 23 DVDs e um total de 21 horas de duração contém todas as palestras realizadas no V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) por conferencistas de 10 países e de todo o Brasil. O evento, realizado em Foz do Iguaçu, de 21 a 24 de novembro de 2013, foi mais uma promoção da Revista UFO com o apoio da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). O Fórum foi considerado pela Comunidade Ufológica Nacional como o maior evento sobre discos voadores dos últimos tempos, em todo o mundo.

Já está no ar a Edição 209 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2014

Até então insuspeitos acontecimentos do interior

UPDATED CACHE