DESTAQUE

Autora espanhola lança história em quadrinhos com temática ufológica

Por
12 de Dezembro de 2017
Capa de Encuentros Cercanos
Créditos: La Cúpula

A editora espanhola La Cúpula tem lançado vários volumes de histórias em quadrinhos com temas variados, sendo uma das mais bem sucedidas no mercado espanhol. Um dos destaques é a recém-lançada Encuentros Cercanos, da autora Anabel Colazo. Em seu primeiro trabalho, El Cristal Imposible, Anabel já havia recebido vários elogios com a trama de um garoto apaixonado por ciência e por catalogar seus achados, que encontra um cristal não identificado e parte em uma jornada em busca de magos e alquimistas a fim de desvendar o mistério.

No novo trabalho pela Editora La Cúpula, Encuentros Cercanos, Anabel Colazo mergulha na mitologia ufológica em uma trama desenhada em preto e branco, plena de referências ao seriado Arquivo-X. Colazo explica que sempre se sentiu atraída pelo mistério, e esse sentimento aumentou quando acompanhou as aventuras dos agentes Mulder e Scully. Ela conta: "Não é que acredite ou deixe de acreditar nessas coisas, o que realmente me interessa é o ponto de vista narrativo e cultural".

A HQ Encuentros Cercanos é inspirada na Ufologia norte-americana, mas devidamente adaptada ao gosto do público de quadrinhos espanhol. A história segue os passos de Daniel que, em viagem para a casa de seus pais, tem o infortúnio de ter seu carro quebrado no meio da estrada. Conhece então Juan, um tipo estranho que conta histórias incríveis, incluindo a de estar em contato com entidades alienígenas. Anabel cria um jogo onde o desafio não é tanto descobrir o que se passou, mas se realmente alguma coisa de fato aconteceu.

AMBIENTAÇÃO SURREAL

crédito: La Cúpula
Páginas de Encuentros Cercanos
Páginas de Encuentros Cercanos

A autora explica: "Pretendi refletir sobre o mundo da Ufologia. De um lado está a escola mais científica, encabeçada por Jacques Vallé, mas me interessa mais o ponto de vista de John Keel, que tinha uma aproximação com o fenômeno mais antropológica e cultural". John Keel (25/03/1930-03/07/2009) foi um dos mais polêmicos pesquisadores norte-americanos, que influenciado por Carl Jung buscava padrões ocultos nos casos ufológicos, dizendo que eram parte de um fenômeno ultraterrestre e que as entidades poderiam assumir qualquer forma. Afirmava que os Homens de Preto (MIBs) eram entidades demoníacas que viajavam no tempo, e tornou-se famoso com o livro The Mothman Prophecies de 1975, destacando casos bizarros envolvendo o chamado homem-mariposa. Esse clima surreal de mistério permeia todos os quadrinhos de Encuentros Cercanos, que pode ser conhecido no link apresentado abaixo.

crédito: La Cúpula
Anabel Colazo
Anabel Colazo

Confira mais imagens de Encuentros Cercanos no site da Editora La Cúpula

The Mothman Profecies foi adaptado para o cinema em 2002

Assista a um documentário sobre o homem-mariposa

A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia

Steven Spielberg afirma que não estamos sozinhos no Universo

Filme de curta metragem recria invasão alienígena de Los Angeles em 1942

Departamento de Energia dos Estados Unidos discute Stranger Things

Lançada edição de A Guerra dos Mundos com ilustrações de artista brasileiro

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Pacote de DVDs do UFOZ 2014

Já está no ar a Edição 36 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2005

Ficção Científica e Ufologia: até que ponto uma influencia a outra?