DESTAQUE

Astrônomos preparam-se para fazer um anúncio bombástico

Por
03 de Abril de 2019
Simulação de um buraco negro
Créditos: Jordy Davelaar e equipe

Durante anos, o Event Horizon Telescope (EHT) tem "varrido" a Via Láctea, tentando obter uma fotografia da localização de Sagitário A*, o monstruoso buraco negro da nossa galáxia. A tarefa não é fácil, uma vez que os buracos negros são literalmente invisíveis.

Essas formações cósmicas absorvem toda a radiação eletromagnética, o que significa que nenhum dos nossos telescópios consegue detectá-las – razão pela qual não conseguimos observar ou fotografar.

Mas há uma região muito especial de um buraco negro: o event horizon, ou horizonte de eventos. Esse é o limiar a partir do qual a força da gravidade se torna suficientemente grande para impedir que qualquer radiação escape ao buraco negro. Nesse limiar, o espaço e o tempo comportam-se de forma peculiar, fugindo às leis da física e é nisso que os cientistas estão apostando para conseguir captar uma imagem da luminosidade residual emitida pelo buraco negro.

É possível, mas não é propriamente fácil, explica o Science Alert.  Para dificultar a tarefa, Sagitário A* está envolto numa espessa nuvem de poeira e gás.

Nos últimos anos, a equipa do EHT tem recolhido e analisado dados de telescópios de todo o mundo. A informação obtida por esta rede de instrumentos é tão grande que tem que ser transportada de avião em discos rígidos, para que os astrônomos façam uma análise detalhada dessa informação.

A ideia do EHT é simples: os telescópios de todo o mundo estão sincronizados com um relógio incrivelmente preciso, pelo que os seus dados podem ser correlacionados e, eventualmente, produzir uma imagem do event horizon de um buraco negro.

Nos últimos 13 anos, o EHT tem tentado captar imagens de dois buracos negros: o Sagitário A*, no centro da Via Láctea, e o buraco negro no centro de Messier 87, uma galáxia elíptica próxima de nós. Segundo o CNET, a última coleta de dados foi feita há dois anos, em abril de 2017.

O trabalho do EHT parece, agora, ter produzido frutos. A revelação dos “primeiros resultados do Event Horizon Telescope”, que os cientistas consideram “inovadores”, será feita no próximo dia 10 de abril, às 14h, pela Comissão Europeia, pelo Conselho Europeu de Investigação e pelos responsáveis do telescópio. Será realmente histórico!

A Comissão Europeia fará a transmissão ao vivo do anúncio no YouTube.

Não perca! (marque o lembrete no sino do vídeo)

Fonte: ScienceAlert

 

Veja mais:

Lançado o VI Concurso Nacional de Ufologia da Revista UFO

ETs estariam nos observando como animais em um zoológico?

Anunciado o XIV Encontro Ufológico de Peruíbe na Data Limite

Misteriosa bola de fogo clareou o céu de Florianópolis

Explosão de meteoro liberou energia equivalente a dez bombas de Hiroshima

O que fazer se você for abduzido por ETs, de acordo com Michio Kaku

Híbridos de alienígenas com humanos vivem entre nós?

Já está no ar a Edição 266 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2019

Fomos visitados

UPDATED CACHE