DESTAQUE

Astrônomos pedem ajuda do público para batizar planeta no Sistema Solar

Por
16 de Abril de 2019
Ilustração de 2007 OR10, um planeta menor nos confins do Sistema Solar.
Créditos: Alex H. Parker

Nos confins do sistema solar, além de Netuno, há um planeta menor orbitando o Sol em um mar de detritos gelados. Os seres humanos sabem sobre o objeto redondo e avermelhado há mais de uma década. Desde 2007, os cientistas estimaram que tem um diâmetro de  1250 km - cerca de metade do tamanho de Plutão - e muito provavelmente tem metano em sua superfície.

Mas eles ainda não sabem como chamá-lo.

Esta semana, os astrônomos que descobriram o planeta disseram que queriam que o público avaliasse o nome escolhido. Querem "dividir essa honra com o resto do mundo", oferecendo três opções para escolher, e convidaram qualquer um a votar no nome que eventualmente submeterão à União Astronômica Internacional, que deve aprovar o nome oficial.

Para isso, o time abriu uma votação online, pedindo para que os fãs de astronomia escolhessem sua opção preferida. São elas: "Gonggong”, que faz referência ao deus da água chinês que, além de criar caos e causar inundações, é responsável por inclinar a Terra; "Holle", o espírito germânico da fertilidade e renascimento; e “Vili”, o deus nórdico que, junto com seus irmãos Odin e Vé, conquistou o Ymir e usou seu corpo para criar o Universo.

 

 

2007 OR10 é o maior objeto do Sistema Solar que ainda não tem nome. Foto: Konkoly Observatory/András Pál, Hungarian Astronomical Association/Iván Éder, NASA/JHUAPL/SWRI

  

Segundo a equipe do Observatório Gemini do Havaí, as opções remetem à cor vermelha, ao gelo e à neve — características do própio planeta anão. Isso porque, de acordo com a mitologia, Gonggong tem cabelos ruivos, enquanto Holle está ligada ao solstício de inverno e plantas perenes com frutas vermelhas. Já Vili está associado a Ymir, que foi criado a partir de gotas de água que se formaram quando o gelo do reino mítico de Niflheim encontrou o calor do reino de Muspelheim.

A votação vai até o dia 10 de maio no site criado pelos cientistas, que estão confiantes: "Acreditamos que há uma boa chance de que a sugestão de nome com o maior número de votos se torne o nome oficial do 2007 OR10". 

O termo planeta anão foi criado pela União Astronômica Internacional para categorizar uma nova classe de objetos espaciais com corpos menores do que os planetas convencionais do Sistema Solar. 

Fonte: The New York Times

 

Conheça o  Curso Portais Dimensionais, Universos Paralelos e Extraterrestres

www.portaisdimensionais.com.br

Veja Mais:

Documentário 'Apollo: Missões à Lua' traz áudio inédito

Pesquisadores conseguem controlar a velocidade da luz enviando-a para trás

UFOs podem ser máquinas do tempo vindas do futuro?

Agora você vai entender a Física Quântica e sua relação com os UFOs

O futuro da humanidade por Michio Kaku

Veja a primeira imagem real de um buraco negro na história

Há 40 anos em busca da resposta: existem seres extraterrestres?

 

Já está no ar a Edição 266 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2019

Fomos visitados