DESTAQUE

Os Antigos Astronautas e os misteriosos petroglifos de Valcamonica, um desafio que persiste

Por
05 de Outubro de 2020
Teriam os alienígenas influenciado a arte e o desenvolvimento de nossas ancestrais?
Créditos: Revista UFO

Um dos assuntos que mais atraem a atenção de interessados por Ufologia tem a ver com a Teoria dos Antigos Astronautas e as evidências que são apresentadas para consolidá-las. Aqui, apresentamos uma da mais intrigantes.

 Uma das maneiras usadas por nossos ancestrais para nos deixarem um registro de sua existência e de suas vidas são as várias pinturas rupestres encontradas em todo o mundo. 

Estamos aqui falando sobre pessoas que viveram antes da história escrita, quando a melhor maneira de anotar uma cena de sua vida era inscrevê-la na rocha. Muitas dessas relíquias do passado esquecido foram descobertas, é claro, e se tornaram conhecidas.

Entre essas incríveis descobertas existem algumas peças de arte rupestre que vão além de apenas oferecer um vislumbre de outra época, e mostram algo realmente misterioso. É sobre elas que vamos falar.

Situado na região montanhosa e acidentada da região da Lombardia, na província de Brescia, na Itália, está um vale isolado chamado Valcamonica. 

 

Vale de Valcamonica


Valcamonica, fotodivulgação

A área também está repleta de flora e fauna, muitas delas exclusivas deste lugar, e é reconhecida como Reserva Mundial da Biosfera da Unesco desde 2018.

Além disso, o vale é rico em história, possuindo inúmeros castelos antigos e ruínas romanas. Mas Valcamonica é talvez mais conhecida por ter o maior e mais extenso, registro de petroglifos

Embora os desenhos de rocha sejam conhecidos há muito tempo pelos habitantes locais, eles ganharam atenção acadêmica em 1914 quando foram encontrados pelo alpinista e geógrafo Gualtiero Laen, 

Existem mais de 140.000 símbolos e figuras formalmente reconhecidos pela Unesco esculpidos na rocha em todo o vale, mas poderia haver entre cerca de 200.000 e 300.000 deles no total, abrangendo mais de 8.000 anos de história, datando de pelo menos os séculos seis a 8 AC, na Idade Mesolítica, até a época medieval. 

Eles são uma visão única de um tempo antes da história escrita, com muitas das esculturas capturando imagens que retratam a vida diária e a espiritualidade daqueles antigos humanos, incluindo animais e plantas.

 Em 1979, os petroglifos de Valcamonica foram reconhecidos como Patrimônio Mundial da Unesco, tornando-se o primeiro local assim designado da Itália.

Imagens intrigantes


Os "astronautas" de Valcamonica Crédito: Wikipedia

Não passou despercebido que entre todas as imagens de humanos, animais, plantas e várias formas geométricas estão aquelas que se destacam como bastante diferentes das demais e um pouco fora do lugar. 

Em particular, existem alguns petroglifos que mostram figuras desenhadas de forma a fazer suas cabeças parecerem muito pequenas em proporção ao resto de seus corpos, e o que torna mais estranho é que eles parecem estar vestindo o que só pode ser descrito como uma espécie de traje espacial de proteção. 

Essas figuras vestidas também têm em cima de suas cabeças o que parece muito ser capacetes que um astronauta usaria, completos com linhas que se irradiam para fora como se para transmitir uma luz brilhante. 

Para tornar tudo ainda mais bizarro, as figuras são retratadas segurando o que parece ser algum tipo de ferramenta ou arma misteriosa.  Em nenhum outro lugar da história dessas esculturas se vê algo parecido. 

A impressão que se tem é de que se tratam de figuras em trajes de astronautas empunhando ferramentas ou armas avançadas, mas é claro que existe o enigma de que eles têm milhares de anos, muito antes de qualquer tipo de roupa ou iluminação elétrica estar disponível.

Por que esse conjunto de esculturas conteria figuras de aparência tão anômala há tanto tempo? Considerando sua aparência estranha e natureza fora do lugar, talvez não seja nenhuma surpresa que os estranhos petroglifos tenham sido propostos como evidências de que antigos astronautas tenham visitado a área e acabaram retratados pelo povo antigo que vivia ali. 


Mais um exemplo dos petroglifos de Valcamonica Crédito: Wikipedia

No entanto, outros propuseram que as pinturas rupestres são meramente representações artísticas estilísticas de alguma ideia religiosa ou até mesmo uma batalha entre dois homens vestindo algum tipo de armadura.

 As imagens são tão antigas e as pessoas que as gravaram naquela rocha há muito se foram, por isso é impossível dizer com certeza, mas as imagens são certamente estranhas quando comparadas com as outras figuras e cenas mais mundanas retratadas em Valcamonica. 

O que são essas imagens e o que representam?  Muitas pinturas rupestres misteriosas foram descobertas em todo o mundo e, seja qual for a resposta, as de Valcamonica permanecem entre as mais intrigantes.

 

Fonte Mysterious Universe

Já está no ar a Edição 279 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2020

Segredos ufológicos nos corredores do Pentágono