DESTAQUE

Arthur C. Clarke e os arbustos de Marte

Por
17 de Dezembro de 2012
Arthur C. Clarke explorou vários tipos de contato extraterrestre em sua obra
Créditos: Arquivo

Arthur C. Clarke [1917-2008] é considerado um dos mestres da ficção científica, autor de inúmeros livros e contos, além de diversas obras de divulgação científica. Sua amizade com o colega Isaac Asimov rendeu o acordo Asimov-Clarke: o primeiro poderia alegar ser o melhor autor de ciências, mas somente o segundo em ficção. Já Clarke poderia proclamar ser o melhor escritor de FC, mas o segundo em divulgação científica.

Graças a seu artigo Extraterrestrials Relays, publicado na revista Wireless World em 1945, foram estabelecidas as bases teóricas para os atuais satélites de comunicações. Além disso, a órbita em que estes se localizam, a 36000 km de distância, é intitulada Órbita Clarke em sua honra. Além dessa, Clarke também realizou profecias assombrosas, tais como a pílula anticoncepcional, viagens espaciais em naves tripuladas por três homens, centros de comunicação transcontinentais em escritórios, e "máquinas de aprender" que pudessem ser carregadas nas mãos, precursores dos atuais celulares e tablets.

Em sua obra de ficção científica explorou o contato extraterrestre de inúmeras formas. No conto A Sentinela, em que uma pirâmide é encontrada na Lua, deu origem a 2001: Uma Odisséia no Espaço, tanto ao livro quanto ao filme de Stanley Kubrick, e a uma série de outros tomos. Em O Fim da Infância uma raça alienígena inimaginavelmente poderosa chega ao nosso planeta e satisfaz todas as necessidades humanas, ao passo que em Encontro com Rama, o mestre descreveu como o sistema de alerta contra asteróides capta um imenso objeto que, investigado de perto, revela ser artificial.

O mestre era amigo de vários astronautas, entre os quais Walter Schirra, Alexei Leonov, Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin, e uma de suas afirmações mais surpreendentes aconteceu em 2001, quando Clarke afirmou que imagens obtidas pela nave Mars Global Surveyor exibiam um tipo de vegetação em Marte. A revista Popular Science realizou uma pequena entrevista com ele a respeito:

Popular Science: O que o faz tão confiante sobre a vida em Marte?

Arthur Clarke: A imagem é tão impactante que não há necessidade de dizer nada, é obviamente vegetação para qualquer um que a veja.

PS: E a respeito de vida animal?

AC: Se existe vegetação, parece provável que existam outras formas de vida.

PS: Poucos experts concordam com o senhor.

AC: Lembre de Richard van der Reit Wooley, Astrônomo Real que afirmou ser um absurdo o voo espacial. Mas eles estão certos em ser cautelosos, ainda não temos uma prova cem por cento irrefutável. Acredito que estejamos em noventa por cento!

PS: Por que o senhor é tão passional a esse respeito?

AC: Porque nada pode ser mais importante que a descoberta de outras formas de vida. Está ficando solitário aqui embaixo.

crédito: NASA
Uma das polêmicas imagens que mostrariam vegetação em Marte
Uma das polêmicas imagens que mostrariam vegetação em Marte

A NASA alegou na época que as fotos, tomadas pela sonda na região polar norte de Marte, mostram apenas sinais de processos de degelo a que não estamos acostumados, devido a geologia do planeta que a agência qualifica como "bizarra". Existe muita polêmica a respeito, envolvendo inclusive outras imagens, e como comprova o recente anúncio a respeito da descoberta de compostos orgânicos pelo rover Curiosity, o Planeta Vermelho prosseguirá alimentando controvérsia e discussões acaloradas.

Arthur Clarke manteve sua opinião até o fim, como defensor incondicional da exploração espacial. Membro da legendária Sociedade Interplanetária Britânica, da qual chegou a ser presidente, discutiu a respeito até com os colegas escritores C. S. Lewis [As Crônicas de Nárnia], e J. R. R. Tolkien [O Hobbit; O Senhor dos Anéis]. Enquanto estes defendiam primeiro resolver os problemas terrenos, Clarke insistia nas viagens espaciais e no desenvolvimento tecnológico, ainda hoje inspirando inúmeros cientistas e escritores.

Pequena biografia de Arthur C. Clarke

Artigo Extraterrestrials Relays

Explicação da NASA para as supostas imagens de vegetação em Marte

Site oficial da Mars Global Surveyor

Saiba mais:

Livro: Contato Final: O Dia do Reencontro

DVD: A Missão

Já está no ar a Edição 193 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2012

Velhos casos, novas perguntas