DESTAQUE

Apresentador diz que aliens podem ter visitado a Terra e não encontrado sinal de inteligência

Por
18 de Junho de 2014
Neil deGrasse Tyson apresentando a nova versão do Calendário Cósmico em Cosmos
Créditos: Fox e National Geographic

Neil deGrasse Tyson já era uma celebridade devido a seu trabalho de divulgação da ciência como diretor do Planetário Hayden, porém depois de se tornar o apresentador de Cosmos - Uma Odisseia no Tempo e no Espaço, tem sido cada vez mais visto em vários programas e entrevistas. A série, recriação da aclamada Cosmos de Carl Sagan, apresentada no Brasil pela Rede Globo no início dos anos 80, teve seu décimo terceiro e final episódio exibido na semana passada.

Em recente entrevista para o apresentador Chris Heyes, da MSNBC, Tyson disse: "Meu grande medo é que nós de fato tenhamos sido visitados por alienígenas inteligentes, mas eles escolheram não fazer contato conosco após concluírem que não há sinal de vida inteligente na Terra". Ele ainda comentou que o maior obstáculo pode ser a arrogância humana: "Nossa audácia em alegar que podemos definir o que é inteligência".

Tyson ainda comentou a busca sendo feita por sinais de rádio de civilizações extraterrestres, dentro do projeto SETI. Tal tecnologia seria inimaginável para nós há somente 200 anos, pois o rádio ainda não era conhecido. Da mesma forma, de acordo com ele, assumimos que alienígenas usariam rádio para se comunicar, mas talvez eles estejam utilizando uma tecnologia que ainda não descobrimos. Assim, eles poderiam estar enviando mensagens para nós que talvez sejam impossíveis de captar de acordo com nosso conhecimento atual.

AMPLIANDO AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA

Neil deGrasse Tyson descreveu também o cenário hipotético de uma espécie inteligente ter se desenvolvido em algum mundo próximo enquanto a Terra era ainda jovem e habitada somente por bactérias. Explicou que esses alienígenas não teriam como saber se aquelas bactérias poderiam evoluir até o surgimento dos humanos. Da mesma forma, sabemos que existe muita matéria orgânica no Universo, mas ainda não descobrimos o quão frequente é seu desenvolvimento para formar a vida.

Recentemente Tyson comentou as afirmações de Stephen Hawking de que alienígenas poderiam atacar a humanidade: "Hawking está preocupado que alienígenas suguem nossos cérebros. Isso vem de um período quando explorávamos nosso mundo, encontramos uma civilização menos avançada, e foi pior para ela. Mas acredito que esse temor sobre alienígenas é um reflexo do conhecimento atual de Hawking sobre como humanos tratam uns aos outros, não verdadeiro conhecimento de como alienígenas de fato nos tratariam". Tyson ainda reforçou suas afirmações sobre visitantes alienígenas com um gracejo: "Talvez eles tenham nos visitado em Times Square e ninguém percebeu, porque todo mundo lá é um pouco maluco".

Assista a entrevista de Neil deGrasse Tyson:



Site de Cosmos no portal National Geographic

Biblioteca do Congresso norte-americano abre Arquivo Carl Sagan

Cosmos estreia no Brasil na quinta-feira, 13 de março

Cientistas buscam por viajantes do tempo na internet

Saiba mais:

Livro: Terra vigiada

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

crédito: Revista UFO
Buscando Vida Fora da Terra
Buscando Vida Fora da Terra

Enquanto cientistas de diversas áreas buscam respostas para a origem e o futuro da humanidade terrestre, a exobiologia vasculha vastas regiões do universo à procura de outras formas de vida. Com exuberantes imagens obtidas pela NASA e usando avançados recursos de computação gráfica, este documentário mostra como seriam as espécies que encontraremos no espaço e deixa claro que esta é apenas uma questão de tempo.

Já está no ar a Edição 198 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2013

E se eles finalmente chegarem?

UPDATED CACHE