DESTAQUE

Análise do UFO de Mooca descarta a possibilidade de ser um balão em chamas

Por
25 de Outubro de 2021
Apesar de possibilidades mundanas terem sido descartadas, ainda fica a dúvida sobre o que realmente seria o estranho objeto.
Créditos: OVNIS e Mistérios em Geral - OMG

As imagens de um UFO incandescente no começo de agosto deste ano no bairro da Mooca, na capital de São Paulo, causaram muita controvérsia na internet, chegando aos quatro cantos do planeta. Diversas pessoas afirmaram ser apenas um balão em chamas, muito comum até pouco tempo na região. Mas uma nova análise descarta tal possibilidade.

A filmagem mostra um estranho objeto de forma bizarra, girando enquanto se deslocava lentamente pelo céu e parecendo se separar em mais pedaços, causando alvoroço na internet e no mundo.  Porém, logo após, foi tido como apenas um balão em chamas, e o assunto foi esquecido. Mas o pesquisador Jorge Uesu, do canal no Youtube OVNIS e Mistérios em Geral – OMG, fez uma análise buscando comparar tal objeto com um balão em chamas e seu trajeto, descartando tal hipótese.

Diego Santos filmou o UFO no dia 08 de agosto, postando em seu canal no Youtube. As imagens mostram um misterioso objeto alaranjado e luminoso se deslocando pelo céu, quando então ele parece se inclinar e lançar um outro objeto menor, que segue à sua frente. Poucos segundos depois, o mesmo acontece novamente. Era de se esperar que isso diminuísse o tamanho do objeto principal, mas não é o que acontece.

A filmagem dura cerca de três minutos, quando então o objeto sai do campo de visão da câmera, passando por trás dos prédios. Muito se especulou a respeito do que seria o estranho objeto, como sendo um drone ou até mesmo alguma farsa criada a partir de computação gráfica. Mas tais suposições foram descartadas lá naquela época mesmo. Lógico, ainda restavam muitas dúvidas.

Assista acima a análise de Jorge Uesu do estranho objeto da Mooca.
Fonte: OVNIS e Mistérios em Geral - OMG

Uesu contatou diretamente o autor da filmagem, que lhe passou as imagens originais em alta resolução e sem a compressão pela qual todo vídeo passa quando carregado no Youtube. De forma mais clara e nítida, as imagens mostram o que já se via, reforçando o aspecto bizarro do UFO e tirando quaisquer dúvidas que a compressão pudesse gerar. Curiosamente, o objeto é bem delimitado, embora pareça mudar de forma, emite luz própria e definitivamente não parece estar queimando. Ainda assim, Uesu o comparou com outros registros em vídeo de balões pegando fogo.

Aliado com dados de deslocamento de outro registro feito em uma via diferente pela mesma testemunha, ele conseguiu demonstrar que, independentemente do tamanho do balão, logo que as chamas se iniciam, ele dura no máximo 30 segundos antes de se consumir completamente. Isso é bem menos do que os três minutos registrados em vídeo por Santos.

Isso permitiu que Uesu traçasse uma rota aproximada do UFO pelo céu, comprovando que o objeto se deslocou, durante toda a filmagem, em uma trajetória incompatível com o vento, cuja velocidade e direção foram registradas e fornecidas por duas estações meteorológicas da região. Uesu termina sua análise revelando um objeto de forma igualmente estranha que outra testemunha tinha registrado, na mesma região da Mooca, em plena luz do dia, apenas algumas horas antes da filmagem feita por Santos naquela noite.

Fonte

Já está no ar a Edição 285 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2021

Quando eles são hostis aos humanos